segunda-feira, 28 de setembro de 2009

New York

Panorâmica


Quem nunca desejou estar em Nova York? Não existe lugar melhor para realizar todos os desejos. Basta escolher quem você quer ser: romântico no Central Park, moderninho no Soho, perdulário na Madison Avenue, doidão no East Village, artista no Chelsea, quatrocentão no Upper East Side, sacoleiro em Chinatown, ou, melhor ainda, ser qualquer uma dessas pessoas em qualquer um desses lugares.
As combinações são infinitas. Afinal, em que outro lugar do mundo você pode, em um mesmo dia, comprar dois pares de sapatos por preços muito distintos, assistir ao show da última melhor banda de todos os tempos, morder um cachorro-quente delicioso em qualquer esquina, esbarrar com sua celebridade favorita, patinar numa pista de gelo, descobrir o exemplar raro do seu livro favorito em um sebo e chorar com a última ária de uma ópera? Se você ainda não se convenceu, lembre-se: o Metropolitan está aqui, os corais gospel do Harlem também, assim como o charme art déco dos arranha-céus Chrysler e Empire State, o olhar protetor da Estátua da Liberdade, o melhor museu de arte moderna do mundo e os musicais da Broadway.
Depois do atentado às torres do World Trade Center, a cidade mudou. Mas continua igual, já que uma coisa não exclui a outra. Nova York sempre será a mesma porque sua natureza é justamente esta: mutante. Desde sua descoberta por Giovanni da Verrazano em 1524, nem por um segundo sequer ela se fez discreta no mapa. Tanto que você já deve ter ouvido milhões de histórias sobre a cidade. Mas o melhor mesmo é ter a sua
própria.

O essencial


  • DDD:: 212
  • Informações turísticas:: www.nycvisit.com
  • Consulado brasileiro em NY:: 1185, Avenue of the Americas (6th Avenue), 21st floor, 917 777 7777, www.brazilny.org
  • Hora local:: - 2h
  • Melhor época:: costuma nevar no inverno, mas a cidade fica charmosa e mais barata. O outono e a primavera têm temperaturas amenas e agradáveis. Já no verão a temperatura chega a 40ºC. Em julho tudo fica mais caro
  • Chamadas a cobrar:: 1 800 344 1055, 1 800 283 1055, 1 800 809 2292 e 1 800 745 5521
  • Transporte:: use metrô ou pegue um táxi. Para as distâncias curtas, caminhe e descubra os segredos da cidade

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Carolina Herrera

Os valores da marca CAROLINA HERRERA podem ser transmitidos em apenas quatro palavras: elegância, intemporalidade, sofisticação e luxo. Tantos suas coleções de roupas e acessórios, quanto seus perfumes, são originais e marcantes, utilizados por pessoas chiques e modernas que buscam algo único. De Jacqueline Onassis à atriz de Hollywood Renée Zellweger, sua clientela atravessou décadas. O gosto refinado transformou suas roupas clássicas e atemporais em sucesso garantido.
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A história
A estilista Maria Carolina Josefina Pacanins y Nino de Herrera Guevara, conhecida como Carolina Herrera, nasceu em 8 de janeiro de 1939 na cidade de Caracas, Venezuela, filha de um casal, descendente de uma família aristocrática venezuelana. Quando tinha 13 anos, a avó levou-a a uma viagem à Paris, onde descobriu o estilista espanhol Cristobal Balenciaga, que lhe serviria de inspiração no seu trabalho. Aos 25 anos, começou a trabalhar como Relações Públicas na Casa Pucci, na Venezuela. Conheceu então Maria Teresa Herrera, mãe de Reinaldo, um editor da revista Vanity Fair, com quem se casaria em 1968. Após ter, durante anos, feito parte da lista das mulheres mais bem-vestidas dos Estados Unidos, em setembro de 1980, apresentou como teste seu primeiro trabalho.
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Muito bem recebido pela crítica, conseguiu o apoio de um investidor venezuelano, Armando de Armas, para fundar uma empresa no ano seguinte. Nessa altura, mudou-se permanentemente com a família para Nova Iorque. Estabelecida na cidade, foi somente em abril, que ela apresentou oficialmente sua primeira coleção prêt-à-porter no Metropolitan Museum, com sobreposição de tecidos diferentes em comprimentos variados, e logo conquistou clientes importantes, entre as quais a rainha dos cosméticos Estée Luader e Jacqueline Kennedy Onassis, que encomendou a Carolina Herrera o vestido de casamento de sua filha Caroline. Imediatamente grandes lojas de departamento compraram suas roupas. Fez com facilidade a transição para os modelos mais enxutos de meados da década de 80 e tornou-se famosa por suas elegantes roupas para o dia e para a noite.
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Carolina Herrera começou também a fazer coleções de vestidos de noiva, mas foram os perfumes que contribuíram para divulgar o seu nome no mundo inteiro. Isto aconteceu em 1988, quando a empresa espanhola de perfumaria Antonio Puig criou o famoso perfume feminino CAROLINA HERRERA. A partir deste momento a estilista construiria um verdadeiro império que se consolidou com lançamento de sucessos como o Herrera for Men, primeiro perfume masculino da marca, inspirado nos dois homens com principal participação na vida da estilista, o marido Reinaldo Herrera e o pai Guillermo Pacanins, lançado em 1991; e o 212, uma das fragrâncias de maior sucesso da grife, inspirada num estilo vanguardista nova-iorquino e lançada em 1997. Seus primeiros perfumes se transformaram, em menos de uma década, em verdadeiros clássicos do mundo das fragrâncias e continuam atuais como no dia de seus lançamentos.
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Depois vieram os acessórios (malas, sapatos, artigos de pele, lenços), a roupa de senhora e a mais recente novidade, a coleção para homem. A primeira loja da marca CAROLINA HERRERA abriu somente no ano de 2000, na célebre Madison Avenue, em Nova Iorque. Nos anos seguintes a marca introduziu produtos em inúmeros segmentos, inclusive uma segunda linha de roupas e acessórios com preços mais em conta. Em 2008, a estilista e sua filha Carolina Adriana (responsável pelo bem sucedido 212, a primeira fragrância de sua criação) participaram de um jantar em comemoração aos 20 anos da primeira fragrância de sua grife, realizado na Casa Fasano, em São Paulo. A celebração foi acompanhada por uma mostra de vestidos e perfumes lançados pelas marcas Carolina Herrera e CH Carolina Herrera.
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A estilista explicou o por que da escolha do Brasil, e principalmente São Paulo para essa celebração: “Escolhi lançar a exposição em São Paulo, porque o perfume tem sido um hit (de vendas) aqui por 20 anos”, disse a venezuelana. A exposição ocupava a primeira sala do espaço, alugado para eventos de luxo. Textos contavam a história de cada fragrância, com sua inspiração e descrição das notas, ao lado de pôsteres das campanhas publicitárias, dos produtos em suas diferentes embalagens ao longo dos anos.
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A linha do tempo
1987
Lançamento de sua primeira coleção de vestidos de noiva.
1994
Lançamento do perfume Flore, com acentuados aromas florais.
1996
Lançamento do perfume Aquaflore.
1997
Lançamento de sua primeira coleção de acessórios que incluía bolsas e outros artigos de couro, lenços e gravatas.
1999
Lançamento da versão masculina do perfume 212.
2001
Lançamento da marca CH Carolina Herrera, composta por acessórios e roupas mais esportivas e acessíveis, que custam cerca de 1/3 da marca CAROLINA HERRERA NEW YORK. Nesse mesmo ano inaugurou quatro lojas da nova marca nas cidades de Houston, Nova York, Las Vegas e Coral Gables (Flórida). Atualmente a marca possui quase 40 lojas.
2002
Lançamento do perfume feminino Chic. A versão masculina foi lançada dois anos depois.
2004
Lançamento do perfume 212 Sexy, sucesso de vendas no mundo inteiro e que, no Brasil, se esgotou em apenas um mês de lançamento, fazendo com que a marca alcançasse o primeiro lugar entre os perfumes femininos mais vendidos.
2005
Lançamento do perfume masculino Hererra Acqua.
2007
Lançamento do perfume CH Carolina Herrera, uma fusão entre o contemporâneo e o tradicional, também em seu frasco: couro e prata.
Lançamento da edição especial de verão do famoso perfume chamado 212 Splash. O já classico frasco (agora em tons aquáticos) da fragrância normal foi colocado dentro de uma embalagem transparente no formato de uma lata de refrigerante.
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A criação da primeira fragrância
O perfume nasceu de um encontro social em Nova Iorque, cidade eternamente ligada à designer. Caminhando entre convidados, Carolina Herrera passou perto de Don Mariano Puig, Diretor da empresa de perfumaria espanhola Antonio Puig, que percebeu um aroma de grande personalidade e perguntou a sua origem. Ela explicou que não se tratava de nenhuma fragrância, senão de um resultado experimental com óleo e essências de jasmim e nardo (cravo), flores muito presentes em recordações de sua vida na Venezuela. Dois anos depois, a difícil tarefa de traduzir um universo emocional em uma fragrância resulta no lançamento do primeiro perfume Carolina Herrera.
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A nova musa dos perfumes
A filha da estilista, Carolina Adriana Herrera, começou a trabalhar com a mãe em 1997, depois de ter estudado Bioquímica e biologia em Nova Iorque. A oportunidade de se envolver na área dos perfumes surgiu por acaso, quando em um verão lhe pediram ajuda para desenvolver um aroma, nascia, então, o 212 que, dois anos depois, chegaria na versão masculina para, em seguida, dar início a uma completa linha de produtos. A jovem participou desde então do desenvolvimento dos aromas, das embalagens, imagem e conceito dos perfumes, que têm sido a “bandeira” da marca por mais de 20 anos. Ela costuma dizer “que o sucesso dos perfumes CAROLINA HERRERA resultam da combinação do aroma, de quem o vende e do marketing”. Todos os perfumes têm uma imagem ou uma identidade: uma idéia do que é a mulher que o usa.
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Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação:
1981
● Fundador:
Carolina Herrera
● Sede mundial:
New York City, New York
● Proprietário da marca:
Carolina Herrera Ltd
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente:
Claudia Thomas
● Estilista: Carolina Herrera
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Lojas: 3 (CAROLINA HERRERA NEW YORK) + 48 (CH CAROLINA HERRERA)
● Presença global:
100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
400
● Segmento: Vestuário
● Principais produtos:
Alta-costura e perfumes
● Ícones:
O perfume 212
● Website:
www.carolinaherrera.com
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A marca no mundo
Atualmente os produtos da marca CAROLINA HERRERA são vendidos em mais de 100 países ao redor do mundo através das mais badaladas lojas de departamento e lojas especializadas. A grife conta ainda com três lojas âncoras, localizadas em Nova York, Los Angeles e Dallas. Além disso, a marca CH CAROLINA HERRERA possui quase 50 lojas em países como Estados Unidos, Brasil, Argentina, Venezuela, Espanha, Colômbia, Emirados Árabes, Panamá, Portugal e Suíça.

Lavanda - En Provence

Lavanda

Através de milênios esta flor azul é "a alma da Provença". Era usada para perfumar o banho e as roupas depois de lavadas. O seu nome deriva da palavra latim 'Lavare' que significa lavar. Esta pequena flor azul é bem conhecida há séculos pelo seu perfume único.

A denominação de origem controlada (A.O.C)
Entre as diferentes espécies de lavanda que crescem na Proveça, podemos encontrar a Lavanda Fina que produz o melhor óleo essencial, esta é a lavanda imortalizada pelos criadores de perfumes de Grasse e a escolhida pela L'Occitane. 
Os produtores deste óleo essencial da Provence, obtiveram a denominação de origem controlada (A.O.C. em francês, que garante a qualidade deste ingrediente feito das suas flores cultivadas a mais de 800 metros de altitude). Cada ano, a L'Occitane celebra a colheita da lavanda.
No Verão, campos de lavanda extendem-se pela Provence e enchem o ar com o seu perfume de lavanda selvagem. O momento de colher o que a Natureza oferece chega, as jovens apanham as flores, fazem pequenos ramos e os os colocam em cestos. Depois, seguindo a tradição, a colheita é destilada em destiladores a vapor. Após a destilação, nasce o óleo essencial de lavanda.
A lavanda é reconhecida pelas suas propriedades purificantes, relaxantes e antisépticas. A Colheita da Lavanda oferece uma linha de cuidados para banho e casa. 

Turks and Caicos

Um arquipélago repleto de histórias, belezas naturais e hotéis de luxo

Localizado ao leste das Bahamas, o arquipélago de Turks and Caicos, conta com o melhor que o Caribe tem a oferecer. Lá estende-se um dos maiores recifes de coral do mundo em meio aos 370 quilômetros de praias de areia branca e águas cristalinas. Como se não bastasse, a região é repleta de hotéis luxuosos para todos os gostos! É só escolher!

PROVIDENCIALES: é a principal ilha do arquipélago. Lá está localizado o aeroporto internacional, além de um grande número de hotéis, cafés, galerias de arte e restaurantes. Uma das melhores opções de hospedagem na ilha é o Gansevoort Turks and Caicos, um refúgio com vista para o mar de todos os quartos.

PARROT CAY: nesta ilha, localizada na parte norte do arquipélago, fica o sofisticado hotel, também chamado Parrot Cay. O resort acrescenta aos mil hectares de natureza intocada um serviço de primeira qualidade para livrar os hóspedes de qualquer preocupação. Lá você encontrará um premiado Spa, gastronomia de primeira e quartos de frente para a praia com piscinas privadas.

DELLIS CAY: recentemente adquirida por Cem Kinay, presidente do prestigiado grupo The O Property Collection, a ilha de Dellis Cay está sendo transformada num idílico destino turístico de luxo. Para a realização do projeto, com abertura prevista para 2010, foi escolhido um grupo composto por aclamados arquitetos e designers como Piero Lissone, Shigeru Ban, Carl Ettensperger e Zaha Hadid.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

L'Occitane

Pele hidratada, nutrida, elástica, sedosa, perfumada, purificada, refrescada, acalmada e prevenida de envelhecimento. Mãos clareadas e hidratadas. Pés refrescados. Tudo isso pode ser encontrado nos produtos, e até mesmo nos spas, da grife francesa L'OCCITANE. A marca possui clientes ilustres, como Julia Roberts, Leonardo Di Caprio e Madonna.
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A história
A história da marca começou em 1976, quando o jovem estudante de literatura Olivier Baussan, então com apenas 23 anos, instalou uma destilaria na garagem de sua casa no sul da França e iniciou fabricação artesanalmente de óleo de alecrim e lavanda através de um velho alambique de destilação de perfumes comprado de segunda mão. Seu ponto de partida foi a busca das fragrâncias mais suaves da região de Provence, terra generosa e rica em cores e em caracteres, e a combinação com ingredientes naturais. Usando o método tradicional da destilação a vapor, desenvolveu os primeiros produtos da L'OCCITANE, baseados em óleos essenciais extraídos de plantas locais. Não acreditava que aquela aventura poderia realmente se tornar um negócio. Mas foi o que aconteceu. Mais tarde, conheceu em Paris um velho aposentado das fábricas de sabão de Marselha e comprou suas máquinas. Passou a produzir um sabonete quadrado, que se transformou num dos carros-chefe da marca. Devido ao grande sucesso de seus produtos, vendidos em pequenas lojas e estabelecimentos de Provence, resolveu inaugurar sua primeira loja própria em 1980 na cidade de Volx.
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Em 1990, Olivier Baussan aliou-se a Reinold Geiger, que através de uma injeção de capital na empresa conseguiu expandir a marca L'OCCITANE para outros países durante esta década. Ao longo de sua história, a L'OCCITANE se caracterizou por freqüentemente se antecipar às tendências da indústria cosmética. Foi a primeira empresa a priorizar como base dos seus produtos os óleos essenciais; a primeira a utilizar a manteiga de karité (originária da semente do fruto da árvore de Karité, na África, utilizada para proteger, nutrir, suavizar e amaciar a pele e os cabelos) e, sobretudo, a inovar, incorporando-a em seus sabonetes; precursora no uso de embalagens recicláveis; e no apoio a populações socialmente segregadas. A L'OCCITANE trabalha especialmente com o olfato de seu público, mas também se preocupa com outro sentido especialmente importante, que, infelizmente, não é privilégio de todos: a visão. Assim, a empresa utiliza o alfabeto em braile em suas embalagens desde 1997 como forma de demonstrar respeito pelo público deficiente visual. Além disso, destina o valor arrecadado com a venda da vela "Clementine" (a vela mais vendida pela rede no mundo) a uma organização dedicada ao tratamento de pessoas cegas por todo o mundo, a Orbis International. Entre as novidades recentes da marca francesa estão sua primeira linha de cosméticos orgânicos chamada Organic Olive Oil Cream Based Care e o creme anti-idade Imortelle, que tem FPS 20, promete combater os radicais livres e não possui elementos petroquímicos.
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Os produtos
A L’OCCITANE, preocupada com o bem-estar e o prazer de se cuidar, busca na natureza ingredientes que possam ajudar nos tratamentos de beleza e oferecer uma experiência única para a pele de suas consumidoras. Sua linha inclui produtos para casa (incensos, velas e perfumes), tratamentos faciais, corporais e perfumes. A grife francesa disponibiliza produtos em diversas linhas como as tradicionais: Verbena (linha que oferece uma fragrância fresca e delicada, com produtos para o corpo e para a casa), Lavanda (produtos feitos com os óleos essenciais de Lavanda da melhor qualidade, ideais para relar e restaurar corpo e mente com sonhos induzidos por Lavanda), Rosas, Linha Masculina, Aromacologia, Linha Facial, Karité (produtos que possuem em sua composição a manteiga de Karité, ideal para pele seca ou desidratada), Bonne Mere (linha de sabonetes e produtos para a roupa), Chá Verde e Laranja, traduzidas em produtos para o rosto, corpo e casa. Além delas outras linhas merecem destaque:
Red Rice: composta por cinco produtos formulados com o inédito ingrediente arroz-vermelho, que ajuda a combater e equilibrar a oleosidade do rosto, garantindo uma pele limpa, macia e suave. Esse importante grão, cultivado na região de Camargue, na Provence (França), é naturalmente rico em zinco, reconhecido por suas propriedades não só de controle da oleosidade, mas também no auxilio a cicatrização da pele.
Oliva & Tomate: linha que possui produtos de cuidados especiais formulados com o óleo de oliva e o tomate. A linha é composta por sabonete em barra, sabonete líquido e creme para as mãos.
O óleo de oliva estimula a micro-circulação e nutrição, enquanto o tomate é rico em minerais que suavizam o aspecto da pele. Os sabonetes limpam sem ressecar e o creme hidrata e preserva a doce textura das mãos. Os produtos levam o selo orgânico, certificado por agências européias e americanas. Isto significa que os produtos têm no mínimo 95% dos ingredientes da fórmula de origem natural, além da mesma porcentagem dos compostos vegetais vindos da agricultura orgânica.
Grape: linha inspirada na tradição da cura através da uva. Purifica, desintoxica e revitaliza a pele, enquanto desperta os sentidos.
Immortelle: linha com poderosa ação anti-idade, com produtos indicados para combater o envelhecimento e que possuem uma flor cultivada na Córsega como principal ativo. A flor é conhecida como imortal porque não murcha nem perde sua vibrante cor amarela, mesmo depois de colhida. Seu cultivo é orgânico e segue rígidos padrões de qualidade desde o plantio, passando pela colheita até a extração do óleo essencial.
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Mel & Limão: linha de aromas deliciosos e de beleza sensorial, que combina o mel suavizante da região de Provença com o Óleo essencial de Limão revigorante. Os produtos desta linha são puro prazer para o corpo, deixando a pele macia, radiante e deliciosa.
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Hair Care Aromacologia: linha composta por dois xampus e dois condicionadores (cabelos secos/danificados e volume), máscara reparadora, condicionador spray e sérum reparador, que trazem cinco óleos essenciais em sua composição, proporcionando uma solução completa para o tratamento capilar. Cada componente natural adicionado à fórmula contribui para os resultados de alto desempenho para os diferentes tipos de cabelo, deixando-os mais saudáveis e bonitos. Os produtos, livres de parabeno e de colorantes sintéticos, trazem aroma e textura que transformarão os cuidados diários com os cabelos em momentos de bem-estar e prazer.
Amêndoa com Maçã: linha de cuidados faciais que associa as propriedades da amêndoa com extrato de maçã orgânica e vinagre de cidra orgânica da Provence. Desenvolvida para mulheres entre 25 e 35 anos, a linha traz uma fórmula que combina óleos, leite e proteínas da amêndoa aos benefícios nutricionais da maçã, que possui ação antioxidante e é rica em vitamina do complexo B. Já o vinagre de cidra orgânica, também presente na formulação, possui ação adstringente e consegue reduzir em até 28% o tamanho dos poros. Segundo a empresa, o produto foi desenvolvido tendo como foco os três principais problemas enfrentados pelas mulheres nesta faixa etária que são: descamação da pele e perda da elasticidade, agressões do meio ambiente (poluição, cigarro, radiação solar e stress) e influências de fatores hormonais que ocasionam poros dilatados. O resultado é uma linha facial inovadora para proteção contra os primeiros sinais de envelhecimento.
L'OCCITANE do Brasil: uma linha que traz produtos para hidratação, pós-sol e autobronzeadores. Fabricados no Brasil, trata-se de um marco na história da empresa, pois pela primeira vez são fabricados produtos em outro continente, distante do berço natal da L'Occitane. Em terra brasileira, a marca francesa se encantou com as propriedades do Buriti, Cupuaçu e Castanha do Pará. A história da L'OCCITANE do Brasil começa no Norte, no estado do Pará, onde são colhidos os ingredientes e termina no Sudeste, na região de São Paulo, onde todos os produtos são fabricados. Poucos dias após o lançamento no Brasil, três dos quatro produtos da linha figuravam entre os dez mais vendidos pela empresa. Hoje, a Linha Brasil faz sucesso em 90 países.
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Edições especiais
A L'OCCITANE celebra duas colheitas por ano. Em Provence, quando a lavanda e a verbena são colhidas, é criada uma edição limitada de produtos, baseada naqueles anos. Esses itens são especialmente embalados e ficam disponíveis por um tempo limitado – geralmente um ou dois meses. A colheita de Lavanda é celebrada em setembro e a de Verbena em maio.
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Os spas
O Spa L'Occitane, criado em novembro de 2001 na cidade de São Paulo, tem a mesma filosofia provençal que busca o bem-estar e a qualidade de vida. Os diversos ambientes foram criados para propiciar conforto, tranqüilidade e privacidade necessária para os tratamentos. Oferece diferentes tipos de rituais de banho, massagens e tratamentos corporais e faciais, realizados manualmente e criados para atender aos mais exigentes consumidores. No menu do tem massagem para casais, com direito a jantar e prosecco. Como, em outros tratamentos, o acompanhamento é com vinho ou sucos, e biscoitos da região. Tem massagem indiana feita por duas terapeutas - para relaxar a mente, ativar a circulação e desintoxicar, eliminar toxinas e integrar corpo e mente. Ou se preferir massagens feitas com os pés e ainda com pedras vulcânicas aquecidas e distribuídas pelo corpo, próprias para pessoa tensas e/ou esportistas, pois relaxam, inclusive a mente, liberam toxinas e, proporcionam uma boa noite de sono. Tem ainda como se desintoxicar e, ao mesmo tempo, tratar da redução de medidas e celulites. E todos os produtos e procedimentos ali aplicados são exclusivos da grife francesa, que assina vários aromas da região de Provence como a lavanda, verbena, mel, oliva, karité e amêndoa.
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Entre as opções do spa é possível escolher programas para o dia todo ou apenas uma massagem, um banho. Todo este prazeroso ritual pode ser prolongado em casa, pois a loja L'OCCITANE, que também faz parte do espaço En Provence, oferece produtos (géis, sabonetes, leites corporais, bálsamos e velas) feitos lá mesmo para prolongar os efeitos dos banhos e outros tratamentos. E as pessoas poderão presentear os amigos com vários tratamentos ou apenas um banho ou massagem. Para isto, foi criado um “cupom-presente” especial, que pode ser comprado no spa ou em qualquer loja da marca. Mas esse pedaço de paraíso não fica só nisso. No primeiro andar da casa estão três outras delícias: uma butique de azeite, a Oliviers & Co., que inclui 25 tipos de azeite, com sabores, cores e aromas variados, elaborados por Olivier Baussan, criador da marca; uma loja com os perfumes e sabonetes da marca francesa; e um restaurante com receitas do Mediterrâneo que se diferencia por não ter pratos, mas sim comidinhas para se degustar, como tapenades (pasta de azeitona) e ratatouilles (refogado de berinjela típico da Provence). A idéia de juntar tudo isso num só espaço partiu dos proprietários da L'OCCITANE no Brasil, Alberto Rebollo e Silvia Gambin. Foi deles a iniciativa de abrir aqui o primeiro spa da marca no mundo. O criador da marca, Olivier Baussan, aplaudiu de pé a iniciativa e veio ao Brasil especialmente para a inauguração do espaço. Devido ao seu sucesso do empreendimento, em dezembro de 2002 foi criado um segundo Spa L’Occitane em Comandatuba, no Hotel Transamérica; em 2005, em parceria com a H. Stern, foi inaugurado outro no Rio de Janeiro e mais recentemente, em janeiro de 2008, uma unidade em Salvador dentro do Convento do Carmo, hotel cinco-estrelas do grupo português Pestana. Atualmente a marca conta com 10 spas: 4 localizados no Brasil e 7 na Ásia, espalhados entre Hong Kong, Taiwan e Vietnã. Em 2009, para impulsionar seus planos de expansão, a L’Occitane inaugurou seu primeiro spa em Paris, próximo à loja Le Bon Marché. Também como parte da estratégia, a empresa está utilizando salas de tratamento com produtos L'OCCITANE em hotéis de luxo no Brasil, na França e em Portugal.
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A origem do nome
A palavra L'OCCITANE significa no antigo idioma Oc, “A mulher de Occitane”, uma antiga província que se estendeu ao sul da França, de leste a oeste, incorporando a Catalonia e a italiana Piedmont. É em Provence, uma descendente desta região pré-medieval, que os produtos são fabricados. Foneticamente, pronuncia-se “lox-ee-tahn”.
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Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1976
● Fundador: Olivier Baussan
● Sede mundial: Manosque-en-Provence, França
● Proprietário da marca: L’Occitane S.A.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Reinold Geiger
● Presidente: Olivier Baussan
● Faturamento: €500 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 700
● Spas: 11 (4 no Brasil)
● Presença global: 90 países
● Presença no Brasil: Sim (27 lojas)
● Funcionários: 1.200
● Segmento: Cosméticos
● Principais produtos: Cremes, xampus, sabonetes
● Ícones: O aroma de seus produtos
● Slogan: A True Story.
● Website: www.loccitane.com
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A marca no mundo
Hoje, a L'OCCITANE exporta de sua sede, localizada na cidade francesa de Manosque, o seu estilo provençal para mais de 700 lojas em 90 países. No Brasil desde 1995, a marca francesa possui 38 lojas (entre unidades próprias e franquias), 4 Spas (localizados em São Paulo, Recife e Bahia), além de atender em mais de 150 pontos-de-venda em todo o território nacional. O portfólio da marca inclui cerca de 500 itens – entre cosméticos, sabonetes, fragrâncias, itens para roupas, produtos masculinos, aromas para ambiente, etc; divididos em diversas linhas: Verbena, Lavanda, Immortelle, Rosas, Uva, Oliva, Amêndoa, Linha Masculina, Mel, Aromacologia, Linha Facial, Karité, Chá Verde e Laranja. O Brasil é o quinto maior mercado mundial da marca.
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Você sabia?
Os testes são realizados em seres humanos como parte de uma série de testes clínicos. Não são utilizados testes em animais. No caso de pele humana os testes utilizam a membrana de ovo como alternativa.

Finland

Finlândia Turística

MettaNatureza pura e tranquila. Bosques virgens e milhares lagos a reluzirem. Sol da meia-noite no Verão ou o crepúsculo azul do Inverno. A constante transformação das estações e a diversidade das paisagens torna a Finlândia um lugar fascinante para férias repousantes — numa atmosfera calma e com muito espaço. A Finlândia é um dos destinos mais seguros para viajar, e oferece muitas diversões às famílias que viajam com crianças. Aproveitando as vantagens dos cheques pré-comparados, a hotelaria de qualidade é bastante acessível.
LappiNa Finlândia, país moderno, o design e os acontecimentos culturais são atractivos a não esquecer. Os transportes e outros serviços públicos funcionam impecavelmente, deixando boas recordações a quem a visita.
HelsinkiEm pleno Verão, com temperaturas a rondar os 23 ºC, compreendendo os meses de Junho, Julho e Agosto. A temperatura da água dos lagos sobe acima dos 20 ºC e decresce a partir de meados de Agosto. O frio mais intenso situa-se aos meses de Janeiro e de Fevereiro, em que a neve costuma ser mais abundante. Os meses de Março e Abril têm já temperaturas mais suaves, e com mais sol e neve são óptimos para esqui.

Como chegar a Finlândia

A companhia aerea finlandesa, Finnair, começou no final de Março de 2007 voos directos entre Lisboa e Helsínquia. Operados três vezes ao semana, com partidas também de Porto e Faro.
FinlandiaDiversos outros voos diários ligam Lisboa e Porto a Helsínquia. As agências de viagem portuguesas têm uma vasta oferta de viagens em grupo com programas muito variados. Viajando de avião, ou aproveitando as excelentes ligações de ferry-boats de carros e passageiros entre a Suécia e a Finlândia, verificará que chegar à Finlândia é fácil.

A Finlândia é uma república independente desde 1917. O Presidente da República é o Chefe de Estado. O poder político é exercido pelo parlamento unicamaral, a Câmara dos Deputados, que conta com 200 membros. A região autónoma do arquipélago de Åland goza de uma situação especial, uma vez que foi declarada zona desmilitarizada ao abrigo da Lei Internacional. A Finlândia conta actualmente com uma população de um pouco mais de cinco milhões de habitantes. A capital da Finlândia é Helsínquia e a moeda é o Euro.
FinlândiaA Finlândia é justamente conhecida como um país de florestas, as quais, ocupam cerca de três quartos da superfície do país, que é de 338.000 quilómetros quadrados. Outras características da Finlândia, são os seus muitos milhares de lagos (cerca de 190 mil) e uma grande profusão de ilhas (quase 180 mil). Os lagos e os cursos de água cobrem dez por cento do território nacional. O principal arquipélago situa-se junto à costa sudoeste, enquanto que a principal região dos lagos, cujo núcleo é constituído pelo Lago Saimaa se situa no Leste do país.

Simbolos nacionais

Suomen lippuA bandeira da Finlândia foi oficializada, no ano 1918. O branco simboliza a neve e o azul, os lagos e o céu. A cruz é mais larga do que nas bandeiras sueca e dinamarquesa, ocupando 3/11 da altura e 3/18 do comprimento total. As instituições governamentais usam uma bandeira com o escudo de armas ao centro. A marinha e o Presidente da República têm variações próprias, mesmo com o escudo ao centro.
Suomen vaakunaO escudo de armas oficial O escudo de armas oficial da Finlândia tem raízes históricas, muito mais antigas do que a bandeira e a sua utilização remonta, há pelo menos 350 anos. O escudo foi um dos primeiros símbolos comuns para as províncias orientais da Reino (ou seja, para a futura Finlândia). O número das estrelas corresponde por mera coincidência, ao número de províncias "históricas" da Finlândia.
O Hino Nacional da Finlândia chama-se Maamme, O Nosso País. O Hino foi composto em 1848 e apresentado no mesmo ano, pela primeira vez pelos estudantes, no dia 13 de Maio, no dia da Flor. O compositor do Hino é Fredrik Pacius (1809-1891), a figura mais dinâmica da vida musical do seu tempo. A letra foi escrita pelo poeta nacional finlandês, Johan Ludvif Runeberg (1804-1877).

Geografia

Raija PöyhönenO Verão no seu melhor, a superfície espelhada de um lago. Rutajärvi, Kangasniemi. Fotografia: Raija Pöyhönen
A Finlândia situa-se no Norte da Europa a uma latitude entre os paralelos 60 e 70. Um quarto da sua superfície situa-se a Norte do Círculo Polar Árctico. Os países vizinhos são a Suécia a Oeste, a Noruega a Norte, a Rússia a Leste e a Estónia, na margem Sul do Golfo da Finlândia. Grande parte do país é uma planície pouco acidentada assente num leito de rocha coberto de florestas boreais, de onde sobressai um rendilhado de colinas revestidas de árvores rodeando vastas extensões de água. A paisagem da região Norte, a Lapónia finlandesa, é caracterizada pelos seus montes com uma forma arredondada.
LagosA Finlândia é, juntamente com a Islândia, o país mais setentrional do mundo. Mesmo que a Rússia, a Noruega e o Canadá se estendam um pouco mais para o norte, a distribuição geográfica e populacional dos mesmos países concentra-se mais para o sul, quando comparados com a Finlândia. Entre as capitais do hemisfério norte, só a capital da Islândia, Reykjavik, é que fica localizada mais a norte do que Helsínquia. Mesmo assim, a Islândia não tem extensão territorial ao norte do Círculo Polar Árctico.
A superfície finlandesa de 338.145 km2, é a quinta maior entre os países da União Europeia, sendo este país maior do que a Itália ou do que a Grã-Bretanha.
KallioA Finlândia é justamente conhecida como um país de florestas, as quais, ocupam cerca de três quartos da superfície do país, que é de 338.000 quilómetros quadrados. Outras características da Finlândia, são os seus muitos milhares de lagos (o número total é 187.888) e uma grande profusão de ilhas (quase 180 mil). Os lagos e os cursos de água cobrem dez por cento do território nacional. O principal arquipélago, Åland (Ahvenanmaa), situa-se junto à costa sudoeste, enquanto que a principal região dos lagos, cujo núcleo é constituído pelo Lago Saimaa se situa no Leste do país.

Os maiores lagos da Finlândia são:

(Ympäristö.fi)

1. Lago Saimaa, 1377 km2
2. Lago Päijänne, 1081 km2
3. Lago Inari, 1040 km2
4. Lago Pielinen, 894 km2
5. Oulujärvi, 887 km2

Saimaa - um lago fora de serie - Imagens -This is Finland

PäijänneOs maiores rios são:

1. Kemijoki-Kitinen, 552 km (Rovaniemi-Kemi)
2. Tenojoki, 344 km (Fronteira entre a Finlândia e a Suécia)
3. Iijoki, 330 km (Na zona Norte de Oulu)
4. Ounasjoki, 298 km (Rovaniemi)
5. Muonionjoki, 230 km (Fronteira entre a Finlândia e a Suécia)

As ilhas maiores são:

1. Sääminginsalo, 1.069 km2 no Lago de Saimaa
2. Ilha principal de Åland, 685 km2
3. Kemiö, 524 km2, próxima da cidade de Hanko
4. Hailuoto, 195 km2, próxima de cidade de Oulu

A ilha de Soisalo, situada perto da cidade de Varkaus, é frequentemente intitulada como a maior ilha da Finlândia ( 1.638 m²). A área de Soisalo no entanto não pode ser considerada como uma ilha, dado que o nível das águas circundantes não estão ao mesmo nível, devido às variações de altura entre as várias partes da área, que chegam a atingir os 6 metros.

OunastunturiOs pontos mais altos do país situam-se na Lapónia:

1. Haltitunturi, 1.328 m
2. Saanatunturi, 1.029 m
3. Ropi, 945 m
4. Pallastunturi, 807 m
5. Ounastunturi, 723 m

O Clima

Raija PöyhönenO Outono de 2005 foi excepcionalmente ameno dado que, no dia 17 de Outubro, as rosas se encontravam ainda em flor, em Mustikkamaa, Helsínquia. Fotografia: Raija Pöyhönen
O clima é caracterizado por Invernos frios e Verões quentes, mas as temperaturas no Inverno são moderadas pela influência do Mar Báltico e dos ventos de Oeste que sopram do Atlântico, aquecido pela Corrente do Golfo. A temperatura média anual na capital, Helsínquia, é de 5,3 C. No Verão, a temperatura diurna mais alta no sul da Finlândia chega a atingir os 30 C. Durante os meses de Inverno, especialmente em Janeiro e em Fevereiro, as temperaturas de 20 graus negativos não são raras.
EnsilumiNo Norte, para além do Círculo Polar Árctico, não há pôr-do-sol durante 73 dias no Verão, fenómeno que dá origem ao sol da meia-noite. Nesta mesma região, durante a escuridão do Inverno, o sol permanece abaixo da linha do horizonte durante 51 dias, o que dá origem ao fenómeno da noite polar a que os finlandeses chamam, na sua língua, "kaamos".

A Natureza da Finlândia

Árvores e água são os aspectos mais evidentes das paisagens naturais da Finlândia. As florestas cobrem mais de dois terços da terra e os lagos e rios representam quase mais um décimo. Mas o que dá ao cenário finlandês o seu charme particular é a acção combinada destes dois elementos.
A Finlândia alberga um total de cerca de 42.000 espécies de plantas, animais e fungos. Os insectos são o maior grupo, com uma estimativa de 20.000 espécies. Residem no país sessenta e cinco espécies de mamíferos. Espécies importantes em termos de conservação europeia incluem o esquilo voador, que não se encontra em nenhum outro país da UE, e os quatro maiores predadores do continente europeu: o urso castanho, o lobo, o glutão e o lince.
LiskopostimerkkiOs direitos tradicionais da Finlândia de acesso comum, conhecidos como direitos de cada um, "jokamiehen oikeus", dão uma base legal a esta exploração livre dos frutos da natureza. Todas as pessoas da Finlândia têm o direito livre de vaguear pelas florestas a apanhar bagas selvagens e cogumelos, independentemente de quem é o dono da terra. Para ler mais sobre o artigo "A Natureza da Finlândia"

Os símbolos nacionais da natureza

O povo finlandês elegeu, por meio de voto, seis «símbolos da natureza» representativos da Finlândia: o urso, o cisne, a perca, a bétula, o lírio-dos-vales e o granito.
Tero PajukallioExceptuando talvez o lírio-dos-vales, todos os símbolos carregam fortes conotações de tradição popular, que nos fazem recuar aos tempos mais antigos. No entanto, estes símbolos foram escolhidos oficialmente só nas décadas de 1980 e 90, não podendo nós, portanto, afirmar que se baseiam numa tradição genuína. O objectivo da escolha destes símbolos foi o de chamar a atenção dos finlandeses e promover a estima pela natureza e pela vida selvagem do seu território. Até ao presente, foi o cisne que assumiu um valor simbólico mais forte, enquanto a bétula e o lírio são usados como motivos de decoração em ocasiões festivas. A perca não assumiu um valor simbólico particularmente significativo; o granito é usado tradicionalmente na construção e na escultura. Para ler mais sobre o artigo "Os simbolos nacionais da Finlândia".

A Protecção Ambiental na Finlândia

Raija PöyhönenDesde há longos anos que na Finlândia se trabalha com determinação para proteger o ambiente e para promover um desenvolvimento sustentável. Os objectivos actuais desse trabalho estão cristalizados no Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável aprovado em 1998, que foi um dos primeiros no seu género no mundo inteiro, e no qual se atribui a responsabilidade da protecção ambiental a um vasto grupo de actores. As metas desse programa são, entre outras, travar as mudanças climáticas, tornar os padrões de produção e de consumo menos agressivos para o ambiente, e manter a biodiversidade. A execução do programa é monitorizada através de indicadores. Para ler mais o artigo "A Protecção Ambiental na Finlândia"

Línguas

Raija PöyhönenAs línguas oficiais da Finlândia são o finlandês e o sueco. Fotografia: Raija Pöyhönen
A língua finlandesa faz parte do grupo linguístico fino-úgrico, ou ugro-finês, um ramo do qual é constituído pelo finlandês, pelo estoniano e outras línguas menos faladas, enquanto o outro ramo é constituído pelo húngaro, a língua mais falada do grupo ugro-finês. As línguas oficiais do país são o finlandês e o sueco. Esta última é a língua materna de 6% da população. Outra língua minoritária é o lapão. A posição oficial da língua sueca tem raízes históricas que assentam no período durante o qual o território finlandês fez parte do Reino da Suécia, do século XIII até 1809.
O finlandês é uma língua sonora, ao estilo do italiano. Tem oito vogais, que muitas vezes aparecem prolongadas ou formando ditongos. Muitas palavras internacionais, parecidas na maioria dos idiomas, possuem em finlandês uma terminologia etimologicamente nacional: "telefone" é "puhelin", "computador" diz-se "tietokone", "servidor", "palvelin" e "disquete" é "levyke".
É um idioma expressivo, rico em derivativos, declinações e conjugações. Há quinze casos para os substantivos e adjectivos. "Água" por exemplo, diz-se "vesi", mas o peixe "na água", será "vedessä", quem desce "para a água" pela acção de tomar banho, será "veteen" e quem bebe "água" será "vettä".

Raija PöyhönenDuas línguas. Fotografia: Raija Pöyhönen
O nome da Finlândia, em finlandês é "Suomi". Na época medieval o nome denominava só uma província no sudoeste do país, hoje denominada "Finlândia própria" (Varsinais-Suomi) ou "Região de Turku". "Finland" foi o nome usado pelos suecos, e a partir da língua sueca foi introduzido em latim e na maioria dos demais idiomas. O nome "Suomi", que se suspeita ter tido uma origem pré-histórica, apareceu na forma escrita, pela primeira vez em 1211. Derivados do "suomi" estão a ser usados pelos idiomas finicos, mais aproximados e pelas línguas bálticas (Látvia e Lituânia). O sentido original do nome não é conhecido. Portanto uma teoria sugere que o "Suomi", possivelmente teve origem numa palavra que significaria país "pantanoso".
Outras minorias linguísticas são os sames (lapões) e os ciganos. Há acerca de 4.500 Sami, dos quais 90%, habitam no Norte, na Lapónia, enquanto que os 5.500 ciganos, vivem principalmente no sul do país. O número de cidadãos estrangeiros a residir na Finlândia foi de, aproximadamente, 99.000 em 2001. Os maiores grupos vieram dos países vizinhos, isto é, da Rússia, Estónia e Suécia.

A gastronomia da Finlândia


  • Os alimentos de base
    StudioFotoniOyA alimentação finlandesa combina a cozinha tradicional das classes altas com a cozinha de estilo continental moderno. Foram adoptadas especiarias oriundas quer do oriente, quer do Ocidente. A cozinha finlandesa agrada à vista e ao gosto e tem algo de especial para cada mês do ano.
O ponto alto da gastronomia estival é com o início da época do lagostim a 21 de Julho.
Os finlandeses apreciam comida sofisticada, mas consomem-na com moderação. Delícias gastronómicas e hábitos saudáveis andam de mãos dadas. Espera-se que o novo milénio traga uma aceitação renovada do epicurismo, em busca de experiências gastronómicas.
Juntamente com a nova forma de pensar, a comida tradicional tais como as salsichas ainda são populares. Mas as salsichas entretanto mudaram: estão mais carnudas e mais saborosas do que nunca. A gordura animal nas salsichas é muitas vezes substituída por gorduras vegetais, e enriquecidas com ingredientes mais saudáveis com efeitos benéficos para a saúde. Um desses aditivos é a farinha da casca de pinheiro, produzida no âmbito de um projecto apoiado pela UE.
O triunfo dos ingredientes funcionais e saudáveis prevalece. O mais finlandês de todos é o centeio, que foi cientificamente comprovado que melhora o bem-estar. Descobriu-se que de facto os finlandeses sempre tiveram uma alimentação saudável, graças, em parte, aos produtos integrais (centeio, cevada, aveia). Os finlandeses, e em particular jovens adultos, estão conscientes da importância de uma vida saudável. As autoridades de saúde finlandesas salientam, há já muitos anos, a importância de uma alimentação saudável para o bem-estar geral. Foi concluído, há alguns anos, o projecto da Carélia do Norte, que estudou as causas da hipertensão e de doenças cardíacas fatais na região, o qual trouxe uma mudança no consumo de sal e de gorduras animais. A indústria alimentar também participou no projecto diminuindo os níveis de sal e de gordura usados no pão, salsichas e outros alimentos. Os hábitos alimentares e hábitos de saúde tornaram-se mais saudáveis. O número de mortes por acidentes cardiovasculares diminuiu e a saúde geral da população tem melhorado em muitos aspectos devido a uma alimentação mais leve.
Nos últimos anos, com o fluxo de informação, marketing, turismo e novas ideias sobre alimentação saudável, os símbolos culinários da Finlândia mudaram. Os finlandeses preferem uma alimentação leve e saudável; sendo muito cuidadosos com o que comem. O seu lema é "comer bem, sentir-se bem." Para além dos pratos tradicionais, também comem "comida do mundo". Os consumidores são "omnívoros": gostam de confeccionar tudo desde o princípio, podendo ocasionalmente recorrer a comida já confeccionada. Baixa concentração de sódio e de gordura são qualidades consideradas por muitos tão importantes quanto o sabor. A procura de alimentos finlandeses de origem biológica está em crescimento.

Comida leve e cuidadosamente seleccionada

As horas de refeições têm mudado com os tempos. As famílias finlandesas têm muitos outros interesses, para além da televisão. Já que os seus passatempos reduzem o tempo que passam juntos à tarde e à noite, o pequeno-almoço tornou-se a refeição principal das famílias modernas.
É uma refeição completa para os finlandeses, as papas de aveia são muito apreciadas, e muitas famílias preferem muesli, farelo, cereais, iogurte e leite. O pão é obrigatório, e cada vez mais há uma maior variedade de pão integral. As margarinas magras são uma séria alternativa à manteiga. Muitas famílias trocaram o café, ligeiramente torrado à maneira finlandesa, por café mais torrado, muitas das vezes bebendo-o com leite. A Finlândia é, estatisticamente, o líder mundial no consumo de café, mas o chá está a ganhar terreno e, naturalmente a dose diária de vitamina C é fornecida através de sumos, fruta, vegetais e todo o tipo de bagas.
As refeições nas cantinas das instituições educacionais e dos locais de trabalho incluem cada vez mais legumes. São desenvolvidos esforços, quer nas escolas, quer nos lares das famílias, no sentido de serem seguidas as recomendações dos nutricionistas, com especial destaque para as leguminosas, batatas e vegetais. A maioria das pessoas que leva o seu almoço, ou que compra uma refeição rápida, completa-a com saladas, legumes e frutos.
Para além da água, muitos continuam a beber leite, leite gordo ou cerveja para acompanhar as refeições, ao mesmo tempo que a pequena mas crescente comunidade de apreciadores de vinho têm descoberto, para seu alívio, de que um copo ou dois de vinho tinto ou branco, mesmo diariamente, não é prejudicial.

Especialidades regionais

Studio Fotoni OyPastéis da Carélia - Karjalanpiirakat Fotografia: Studio Fotoni Oy
Os supermercados e muitos mercados, ao ar livre ou cobertos, dão uma imagem autêntica do que se come na Finlândia. Lojas com preocupação pela qualidade podem ser encontradas nestes mercados que existem em quase todas as cidades e vilas da Finlândia. O mercado funciona como uma atracção local e mostra-se com orgulho aos amigos e visitantes. Muitos chefes de estado já experimentaram arenque fumado do Báltico (savusilakka) saído directamente do barco de um pescador atracado no cais da praça do mercado de Helsínquia, ou já beberam o café matinal com um donut, ou um pastel de carne (lihapasteija) frito numa banca do mercado.
A Pastelaria local ou mesmo sazonal abunda nestes mercados. Em Tampere, é obrigatório provar a morcela preta (mustamakkara)com molho de arando vermelho, e no mercado de Turku as salsichas de “passas” ou salsichas de “cebola”.
A especialidade de Outono no mercado de Pori é a lampreia grelhada (nahkiainen), e tanto Pieksämäki como Oulu têm as suas próprias versões de pão tipo pita (rieska).
A Carélia do Norte é o berço dos pastéis da Carélia (karjalanpiirakka). Apesar de serem consumidos por toda a Finlândia, a versão Joensuu, barrada com manteiga pura, é um artigo genuíno. Recheados com arroz, com uma fina crosta de centeio, e moldados em forma de “um mocassim”, tal como um turista de visita uma vez os descreveu.
Studio Fotoni OyTarte de peixe - Kalakukko Fotografia: Studio Fotoni Oy
As empadas e pastéis de peixe vieram da Rússia para a Finlândia. A empada de peixe kalakukko é uma iguaria famosa da província de Savo. No mercado de Kuopio há bancas móveis onde se vendem estes pastéis redondos em forma de pão recheados com peixe e carne gorda de porco. Recheio de peixes, percas ou truta salmonada e porco são embrulhadas em massa de centeio. Cozinhado lentamente em lume brando, o peixe fica macio como sardinha e o recheio delicioso e sumarento.

Pratos lapões

Paliskuntain yhdistys, Erkki VieroFotografia: Paliskuntain yhdistys, Erkki Viero
A Lapónia exerce uma grande influência na cozinha finlandesa. Os pratos lapões são exóticos até para os habitantes do sul da Finlândia quando visitam a Lapónia para fazer passeios pedestreses ou esqui, mas não há nada que possa impedir os habitantes do sul de apreciar o prato mais popular da Lapónia: guisado de carne de rena (poronkäristys), mesmo em dias de semana; há sempre um bom motivo para se fazer um puré de batata, sempre popular entre os finlandeses.
Salmão, rena ou faisão, seguido de amora árctica (lakka) como sobremesa, são o ponto alto do menu lapão para ocasiões especiais.
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A Martta Organisation é uma organismo, nacional e independente, para o aconselhamento em assuntos relacionados com a economia familiar. Conta com 60.000 membros individuais e 1.700 membros colectivos, que abrangem tanto as zonas rurais como urbanas.

Hermès

Seus lenços são estampados com cavalos, escudos reais e índios. Suas bolsas e acessórios são escandalosamente laranjas em formatos estranhos. Seriam peças cafonas se não fossem assinadas pelo bom gosto da marca francesa HERMÉS, sinônimo mundial de sofisticação em artigos de luxo com suas peças elegantes. A marca se especializou em vender sonhos, em traduzir, através de seus produtos, sua filosofia de trabalho e sua forma de enxergar o mundo, como diz a frase “os melhores presentes vem numa caixa laranja”.
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A história
A tradicional e chique marca francesa HERMÉS, que ficou conhecida mundialmente pela cor laranja, começou sua história em 1837, quando um seleiro, Thierry Hermès, abriu uma loja em Paris onde vendia acessórios em couro como baús para carruagens, selas, rédias, estribos, malas, cintos com porta-moeda, botas e luvas (longas e curtas). A oficina foi chamada inciialmente de Caléche, que depois daria nome a um dos mais conhecidos perfumes da grife. Uma das novidades da década de 20 foi o lançamento, em 1923, das bolsas com zíper, uma grande novidade para época. Ainda nesta década, seu neto, Émile-Maurice, começou a desenhar roupas feitas de couro de veado. Isto culminou com o lançamento da primeira coleção feminina no ano de 1929. O principal negócio da empresa era a produção artesanal de peças de couro, apesar de ter-se tornado famosa por dois produtos: lenços de cabeça com motivos eqüestres e a bolsa de couro em forma de trapézio chamada “Kelly”. Esta bolsa deve a Grace Kelly a fama internacional. A bolsa de couro Grace Kelly foi criada em 1935 e tinha um formato que lembrava um trapézio e a alça curta. O nome, adotado oficialmente em 1956, foi uma homenagem da marca à princesa de Mônaco porque ela jamais se separava da sua bolsa da HERMÉS, principalmente em suas freqüentes aparições na cultuada revista Life.
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Em 1940, quando a Segunda Guerra Mundial fez sumir o estoque do fornecedor, a embalagem de cor bege utilizada pela grife, precisou ser trocada pela única cor disponível: o laranja. Era o início do surgimento de um símbolo da marca. Quando Émile-Maurice morreu em 1951, seu genro Robert Dumas assumiu o comando da marca. Ele foi o responsável pela introdução das gravatas, malas de viagens, toalhas de praia e perfumes da marca no mercado. A tradição de criar objetos para a casa vem desde a origem da marca, em 1837. No início, eram produzidas apenas pequenas peças: cinzeiros, toalha. Em 1974, surge o departamento Maison, na loja de Faubourg, em Paris, com a venda dos primeiros conjuntos de toalhas impressas, conhecidas como Léopards. Atualmente, o departamento de lifestyle do grupo desenvolve coleções de mobiliário para escritório, mesa e tapeçarias. Depois de uma passagem gloriosa do designer belga Martin Margiela, a HERMÉS contratou em 2003 o renomado Jean-Paul Gaultier para assumir o posto de estilista da grife.
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A chave do sucesso da grife sempre foi à elegância e a sobriedade em suas coleções. HERMÉS não é uma marca que segue qualquer estilo. Na verdade, dita tendências, faz estilo. Sua união entre tradição é inovação, entre tecnologia e talento, é o segredo que confere tamanho frescor a uma marca nascida no século 18. Atualmente, a quinta geração da família está no comando da empresa, o atual presidente, Jean-Louis Dumas, é tataraneto do fundador.
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A linha do tempo
1923
Lançamento da bolsa Boldie, primeiro modelo a ter zíper como fecho.
1930
Lançamento da bolsa Plume, com seu retângulo clássico carregado por Catherine Deneuve.
1951
Lançamento do primeiro perfume da marca chamado Eau d’Hermes.
1958
Lançamento da bolsa Trim, feita de lona com bordas de couro, uma das preferidas de Jack Kennedy.
1961
Lançamento do perfume Caléche, um dos mais famosos da história, que possuía uma flagrância deliciosa, suave e refrescante, resultado de uma combinação de essências de néroli, bergamota, limão, lírio-do-vale, sândalo e vetiver.
1969
Lançamento da bolsa Constance, modelo a tiracolo com fecho em forma de H na Ferragem.
1970
Lançamento da coleção de sapatos masculinos e femininos.
1984
Lançamento da bolsa Birkin, uma criação conjunta da cantora Jane Birkin e do presidente da empresa Jean-Louis Dumas. Geralmente o preço desta bolsa, um dos maiores sucessos até os dias de hoje, começam em US$ 6.000 e podem alcançar facilmente 5 dígitos.
2005
Lançamento do comércio on-line para a venda de seus produtos sofisticados. Os produtos somente são entregues na França, Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha.
2007
Foi responsável pela criação do helicóptero mais sofisticado do mercado. Tendo como base o elegante modelo EC135 da Eurocopter, o interior do veículo aéreo da grife francesa foi concebido pelo designer italiano Gabriele Pezzini, seguindo a tradição de luxo e sobriedade da marca até o último detalhe. Equipado com bancos forrados de pele, frigobar e oferecendo um grande conforto, o helicóptero se torna o transporte ideal para viagens aéreas de pequena e média distância. Tendo a produção limitada a seis unidades anuais, o EC135 HERMÉS poderá ser personalizado pelo cliente, não só na cor do exterior, como igualmente nos materiais utilizados na cabine.
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O símbolo
O primeiro lenço de seda HREMÉS, inspirado nos modelos usados pelos cavaleiros, foi lançado em 1928 e rapidamente se tornou objeto de desejo de milhares de mulheres que o ostentavam como um sinal de classe e poder. Para a promoção desta peça de 90 centímetros e pintada à mão, muito contribuíram nomes famosos como a rainha Isabel II da Inglaterra, Grace Kelly, Audrey Hepburn, Catherine Deneuve, Jacqueline Bouvier Onassis e mais recentemente Sharon Stone, Sarah Jessica Parker, Hillary Clinton, Elle Macpherson e a cantora Madonna. Desenhados por artistas conhecidos, os lenços seguem um longo processo de fabricação, que pode chegar a 30 meses, e necessitam em média de 24 cores diferentes (são vários modelos, longos, triangulares e quadrados, e o mais famoso é o carré Hermes, de 90×90 cm). Um luxo tipicamente francês. O sucesso destes lenços não se mede apenas por quem os usa mas também pelo número de pessoas que os compram: a cada 25 segundos é vendido um novo exemplar algures no mundo. Por ano são lançadas duas coleções contendo 12 lenços que custam em média US$ 325.
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A produção
Cada produto HERMÉS é exclusivo. Ainda hoje, mais de 165 anos depois de sua fundação, a empresa continua trabalhando com o mesmo padrão de qualidade e sempre primando pelo trabalho artesanal, pela exclusividade dos produtos e pelo valor agregado em cada peça. A marca se orgulha de ser uma empresa moderna, atual, mas que nunca deixou perder sua identidade e sua preocupação em elaborar produtos que sejam fruto do talento humano, muito mais que da tecnologia. Diariamente, cada um dos 620 artesões que trabalham nas 33 fábricas do grupo se dedica a produção de uma única peça, do começo ao fim do processo. A HÉRMES definitivamente não foi afetada pelas idéias do americano Henry Ford, que criou a linha de montagem. Cada artefato que sai dos ateliês da marca é assinado pelo profissional que o fez, permitindo rastrear com precisão eventuais defeitos de cada peça. A produção escassa é o que garante a HÉRMES uma aura de exclusividade. Essa situação é mais evidente no segmento de bolsas, o produto de maior sucesso da empresa. Para ter acesso a alguns dos modelos Birkin ou Kelly, os mais cobiçados do planeta, é preciso esperar dois anos e pagar cerca de R$ 20.000. Apesar de relativamente pequena, a HÉRMES tem conseguido se destacar em meio a um universo dominado por poderosos e gigantescos conglomerados de luxo. Para garantir este status, os proprietários da empresa matém uma intransigência quase visceral em relação aos padrões exigidos para as matérias-primas empregadas na confecção de seus artigos.
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No início de 2007, os diretores da empresa dispensaram um lote inteiro de pele de crocodilo simplesmente poque a tonalidade apresentada pelo couro do animal, levemente amarelada, não condizia com a cor esperada pela empresa. As clientes que estavam na fila à espera de uma bolsa feita com o material, uma das mais caras da grife francesa, estimada em R$ 80.000, tiveram que se conformar com um novo prazo de entrega, daqui a dois anos. Apesar deste incidente, não houve desistência nos pedidos. Por isso, hoje em dia, existem filas de espera quilométricas para alguns desses produtos, com destaque para os acessórios de equitação e as bolsas Kelly e Birkin. Recentemente a HERMÉS anunciou que irá investir na criação de crocodilos para extrair o couro e assim confeccionar boa parte de seus produtos. Além das famosas bolsas da grife, existem outros produtos que levam o nobre - e caro - material. Um deles é o relógio de mesa recém-lançado.
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Uma bolsa HERMÉS que precise de conserto será reparada pelo mesmo artesão que a confeccionou. Da mesma forma, os perfumes são pensados, elaborados e produzidos como verdadeiros poemas. São criados a partir da inspiração do perfumista Jean Claude Ellena e de seu talento para transformar, como ninguém, mensagens em aromas. São viagens de sensações e de alma.
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Os slogans
Mediterranean harvest. (2003)
It's all in the gesture. (2002)
Encounters with the earth's beauty. (2001)
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Dados corporativos
● Origem:
França
● Fundação:
1837
● Fundador:
Thierry Hermès
● Sede mundial:
Paris, França
● Proprietário da marca: Hermés International
● Capital aberto:
Sim (1993)
● Presidente:
Jean-Louis Dumas
● CEO:
Patrick Thomas
● Estilista:
Jean-Paul Gaultier
● Faturamento:
€1.76 bilhões (2008)
● Lucro: €290.2 milhões (2008)
● Valor de mercado:
€10.6 bilhões (agosto/2009)
● Valor da marca: US$ 4.57 bilhões (2008)
● Lojas:
283
● Presença global: + 60 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários: 7.500
● Segmento:
Roupas e acessórios
● Principais produtos:
Artigos em couro, roupas, acessórios, bolsas, gravatas, perfumes
● Ícones: A cor laranja e seus lenços de seda
● Slogan: The best gifts come inside the orange box!
● Website:
www.hermes.com
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca HERMÉS está avaliada em US$ 4.57 bilhões, ocupando a posição de número 76 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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A marca no mundo
A marca está presente em mais de 60 países com 283 lojas próprias (+ 39 espaços em outras lojas - chamadas Store In Store) que vendem artigos de couro, perfumes, bolsas, lenços, roupas, jóias, relógios, gravatas, sapatos, entre outros produtos. O Japão representa o maior mercado para a marca que fatura €1.76 bilhões anualmente. Atualmente a marca possui oito linhas de produtos, que incluem a moda feminina criada por Jean Paul Gautier, a moda masculina criada por Véronique Nichanian, a linha de sapatos femininos e jóias, ambas criadas por Pierre Hardy.
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Você sabia?
Os produtos em couro representam 30% do faturamento da marca e as roupas 15%.
Desde sua inauguração a grife francesa nunca fechou uma loja no mundo inteiro.