sexta-feira, 6 de novembro de 2009

L'Occitane


Pele hidratada, nutrida, elástica, sedosa, perfumada, purificada, refrescada, acalmada e prevenida de envelhecimento. Mãos clareadas e hidratadas. Pés refrescados. Tudo isso pode ser encontrado nos produtos, e até mesmo nos spas, da grife francesa L'OCCITANE. A marca possui clientes ilustres, como Julia Roberts, Leonardo Di Caprio e Madonna.
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A história
A história da marca começou em 1976, quando o jovem estudante de literatura Olivier Baussan, então com apenas 23 anos, instalou uma destilaria na garagem de sua casa no sul da França e iniciou fabricação artesanalmente de óleo de alecrim e lavanda através de um velho alambique de destilação de perfumes comprado de segunda mão. Seu ponto de partida foi a busca das fragrâncias mais suaves da região de Provence, terra generosa e rica em cores e em caracteres, e a combinação com ingredientes naturais. Usando o método tradicional da destilação a vapor, desenvolveu os primeiros produtos da L'OCCITANE, baseados em óleos essenciais extraídos de plantas locais. Não acreditava que aquela aventura poderia realmente se tornar um negócio. Mas foi o que aconteceu. Mais tarde, conheceu em Paris um velho aposentado das fábricas de sabão de Marselha e comprou suas máquinas. Passou a produzir um sabonete quadrado, que se transformou num dos carros-chefe da marca. Devido ao grande sucesso de seus produtos, vendidos em pequenas lojas e estabelecimentos de Provence, resolveu inaugurar sua primeira loja própria em 1980 na cidade de Volx.
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Em 1990, Olivier Baussan aliou-se a Reinold Geiger, que através de uma injeção de capital na empresa conseguiu expandir a marca L'OCCITANE para outros países durante esta década. Ao longo de sua história, a L'OCCITANE se caracterizou por freqüentemente se antecipar às tendências da indústria cosmética. Foi a primeira empresa a priorizar como base dos seus produtos os óleos essenciais; a primeira a utilizar a manteiga de karité (originária da semente do fruto da árvore de Karité, na África, utilizada para proteger, nutrir, suavizar e amaciar a pele e os cabelos) e, sobretudo, a inovar, incorporando-a em seus sabonetes; precursora no uso de embalagens recicláveis; e no apoio a populações socialmente segregadas. A L'OCCITANE trabalha especialmente com o olfato de seu público, mas também se preocupa com outro sentido especialmente importante, que, infelizmente, não é privilégio de todos: a visão. Assim, a empresa utiliza o alfabeto em braile em suas embalagens desde 1997 como forma de demonstrar respeito pelo público deficiente visual. Além disso, destina o valor arrecadado com a venda da vela "Clementine" (a vela mais vendida pela rede no mundo) a uma organização dedicada ao tratamento de pessoas cegas por todo o mundo, a Orbis International. Entre as novidades recentes da marca francesa estão sua primeira linha de cosméticos orgânicos chamada Organic Olive Oil Cream Based Care e o creme anti-idade Imortelle, que tem FPS 20, promete combater os radicais livres e não possui elementos petroquímicos.
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Os produtos
A L’OCCITANE, preocupada com o bem-estar e o prazer de se cuidar, busca na natureza ingredientes que possam ajudar nos tratamentos de beleza e oferecer uma experiência única para a pele de suas consumidoras. Sua linha inclui produtos para casa (incensos, velas e perfumes), tratamentos faciais, corporais e perfumes. A grife francesa disponibiliza produtos em diversas linhas como as tradicionais: Verbena (linha que oferece uma fragrância fresca e delicada, com produtos para o corpo e para a casa), Lavanda (produtos feitos com os óleos essenciais de Lavanda da melhor qualidade, ideais para relar e restaurar corpo e mente com sonhos induzidos por Lavanda), Rosas, Linha Masculina, Aromacologia, Linha Facial, Karité (produtos que possuem em sua composição a manteiga de Karité, ideal para pele seca ou desidratada), Bonne Mere (linha de sabonetes e produtos para a roupa), Chá Verde e Laranja, traduzidas em produtos para o rosto, corpo e casa. Além delas outras linhas merecem destaque:
Red Rice: composta por cinco produtos formulados com o inédito ingrediente arroz-vermelho, que ajuda a combater e equilibrar a oleosidade do rosto, garantindo uma pele limpa, macia e suave. Esse importante grão, cultivado na região de Camargue, na Provence (França), é naturalmente rico em zinco, reconhecido por suas propriedades não só de controle da oleosidade, mas também no auxilio a cicatrização da pele.
Oliva & Tomate: linha que possui produtos de cuidados especiais formulados com o óleo de oliva e o tomate. A linha é composta por sabonete em barra, sabonete líquido e creme para as mãos.
O óleo de oliva estimula a micro-circulação e nutrição, enquanto o tomate é rico em minerais que suavizam o aspecto da pele. Os sabonetes limpam sem ressecar e o creme hidrata e preserva a doce textura das mãos. Os produtos levam o selo orgânico, certificado por agências européias e americanas. Isto significa que os produtos têm no mínimo 95% dos ingredientes da fórmula de origem natural, além da mesma porcentagem dos compostos vegetais vindos da agricultura orgânica.
Grape: linha inspirada na tradição da cura através da uva. Purifica, desintoxica e revitaliza a pele, enquanto desperta os sentidos.
Immortelle: linha com poderosa ação anti-idade, com produtos indicados para combater o envelhecimento e que possuem uma flor cultivada na Córsega como principal ativo. A flor é conhecida como imortal porque não murcha nem perde sua vibrante cor amarela, mesmo depois de colhida. Seu cultivo é orgânico e segue rígidos padrões de qualidade desde o plantio, passando pela colheita até a extração do óleo essencial.
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Mel & Limão: linha de aromas deliciosos e de beleza sensorial, que combina o mel suavizante da região de Provença com o Óleo essencial de Limão revigorante. Os produtos desta linha são puro prazer para o corpo, deixando a pele macia, radiante e deliciosa.
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Hair Care Aromacologia: linha composta por dois xampus e dois condicionadores (cabelos secos/danificados e volume), máscara reparadora, condicionador spray e sérum reparador, que trazem cinco óleos essenciais em sua composição, proporcionando uma solução completa para o tratamento capilar. Cada componente natural adicionado à fórmula contribui para os resultados de alto desempenho para os diferentes tipos de cabelo, deixando-os mais saudáveis e bonitos. Os produtos, livres de parabeno e de colorantes sintéticos, trazem aroma e textura que transformarão os cuidados diários com os cabelos em momentos de bem-estar e prazer.
Amêndoa com Maçã: linha de cuidados faciais que associa as propriedades da amêndoa com extrato de maçã orgânica e vinagre de cidra orgânica da Provence. Desenvolvida para mulheres entre 25 e 35 anos, a linha traz uma fórmula que combina óleos, leite e proteínas da amêndoa aos benefícios nutricionais da maçã, que possui ação antioxidante e é rica em vitamina do complexo B. Já o vinagre de cidra orgânica, também presente na formulação, possui ação adstringente e consegue reduzir em até 28% o tamanho dos poros. Segundo a empresa, o produto foi desenvolvido tendo como foco os três principais problemas enfrentados pelas mulheres nesta faixa etária que são: descamação da pele e perda da elasticidade, agressões do meio ambiente (poluição, cigarro, radiação solar e stress) e influências de fatores hormonais que ocasionam poros dilatados. O resultado é uma linha facial inovadora para proteção contra os primeiros sinais de envelhecimento.
L'OCCITANE do Brasil: uma linha que traz produtos para hidratação, pós-sol e autobronzeadores. Fabricados no Brasil, trata-se de um marco na história da empresa, pois pela primeira vez são fabricados produtos em outro continente, distante do berço natal da L'Occitane. Em terra brasileira, a marca francesa se encantou com as propriedades do Buriti, Cupuaçu e Castanha do Pará. A história da L'OCCITANE do Brasil começa no Norte, no estado do Pará, onde são colhidos os ingredientes e termina no Sudeste, na região de São Paulo, onde todos os produtos são fabricados. Poucos dias após o lançamento no Brasil, três dos quatro produtos da linha figuravam entre os dez mais vendidos pela empresa. Hoje, a Linha Brasil faz sucesso em 90 países.
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Edições especiais
A L'OCCITANE celebra duas colheitas por ano. Em Provence, quando a lavanda e a verbena são colhidas, é criada uma edição limitada de produtos, baseada naqueles anos. Esses itens são especialmente embalados e ficam disponíveis por um tempo limitado – geralmente um ou dois meses. A colheita de Lavanda é celebrada em setembro e a de Verbena em maio.
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Os spas
O Spa L'Occitane, criado em novembro de 2001 na cidade de São Paulo, tem a mesma filosofia provençal que busca o bem-estar e a qualidade de vida. Os diversos ambientes foram criados para propiciar conforto, tranqüilidade e privacidade necessária para os tratamentos. Oferece diferentes tipos de rituais de banho, massagens e tratamentos corporais e faciais, realizados manualmente e criados para atender aos mais exigentes consumidores. No menu do tem massagem para casais, com direito a jantar e prosecco. Como, em outros tratamentos, o acompanhamento é com vinho ou sucos, e biscoitos da região. Tem massagem indiana feita por duas terapeutas - para relaxar a mente, ativar a circulação e desintoxicar, eliminar toxinas e integrar corpo e mente. Ou se preferir massagens feitas com os pés e ainda com pedras vulcânicas aquecidas e distribuídas pelo corpo, próprias para pessoa tensas e/ou esportistas, pois relaxam, inclusive a mente, liberam toxinas e, proporcionam uma boa noite de sono. Tem ainda como se desintoxicar e, ao mesmo tempo, tratar da redução de medidas e celulites. E todos os produtos e procedimentos ali aplicados são exclusivos da grife francesa, que assina vários aromas da região de Provence como a lavanda, verbena, mel, oliva, karité e amêndoa.
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Entre as opções do spa é possível escolher programas para o dia todo ou apenas uma massagem, um banho. Todo este prazeroso ritual pode ser prolongado em casa, pois a loja L'OCCITANE, que também faz parte do espaço En Provence, oferece produtos (géis, sabonetes, leites corporais, bálsamos e velas) feitos lá mesmo para prolongar os efeitos dos banhos e outros tratamentos. E as pessoas poderão presentear os amigos com vários tratamentos ou apenas um banho ou massagem. Para isto, foi criado um “cupom-presente” especial, que pode ser comprado no spa ou em qualquer loja da marca. Mas esse pedaço de paraíso não fica só nisso. No primeiro andar da casa estão três outras delícias: uma butique de azeite, a Oliviers & Co., que inclui 25 tipos de azeite, com sabores, cores e aromas variados, elaborados por Olivier Baussan, criador da marca; uma loja com os perfumes e sabonetes da marca francesa; e um restaurante com receitas do Mediterrâneo que se diferencia por não ter pratos, mas sim comidinhas para se degustar, como tapenades (pasta de azeitona) e ratatouilles (refogado de berinjela típico da Provence). A idéia de juntar tudo isso num só espaço partiu dos proprietários da L'OCCITANE no Brasil, Alberto Rebollo e Silvia Gambin. Foi deles a iniciativa de abrir aqui o primeiro spa da marca no mundo. O criador da marca, Olivier Baussan, aplaudiu de pé a iniciativa e veio ao Brasil especialmente para a inauguração do espaço. Devido ao seu sucesso do empreendimento, em dezembro de 2002 foi criado um segundo Spa L’Occitane em Comandatuba, no Hotel Transamérica; em 2005, em parceria com a H. Stern, foi inaugurado outro no Rio de Janeiro e mais recentemente, em janeiro de 2008, uma unidade em Salvador dentro do Convento do Carmo, hotel cinco-estrelas do grupo português Pestana. Atualmente a marca conta com 10 spas: 4 localizados no Brasil e 7 na Ásia, espalhados entre Hong Kong, Taiwan e Vietnã. Em 2009, para impulsionar seus planos de expansão, a L’Occitane inaugurou seu primeiro spa em Paris, próximo à loja Le Bon Marché. Também como parte da estratégia, a empresa está utilizando salas de tratamento com produtos L'OCCITANE em hotéis de luxo no Brasil, na França e em Portugal.
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A origem do nome
A palavra L'OCCITANE significa no antigo idioma Oc, “A mulher de Occitane”, uma antiga província que se estendeu ao sul da França, de leste a oeste, incorporando a Catalonia e a italiana Piedmont. É em Provence, uma descendente desta região pré-medieval, que os produtos são fabricados. Foneticamente, pronuncia-se “lox-ee-tahn”.
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Dados corporativos
● Origem: 
França
● Fundação: 
1976
● Fundador: Olivier Baussan
● Sede mundial: 
Manosque-en-Provence, França
● Proprietário da marca: 
L’Occitane S.A.
● Capital aberto: 
Não
● Chairman: 
Reinold Geiger
● Presidente: Olivier Baussan
● Faturamento: €500 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 
700
● Spas: 11 (4 no Brasil)

● Presença global: 9
0 países
● Presença no Brasil: Sim (27 lojas)
● Funcionários: 
1.200
● Segmento: 
Cosméticos
● Principais produtos: Cremes, xampus, sabonetes
● Ícones: O aroma de seus produtos
● Slogan: 
A True Story.
● Website: 
www.loccitane.com
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A marca no mundo
Hoje, a L'OCCITANE exporta de sua sede, localizada na cidade francesa de Manosque, o seu estilo provençal para mais de 700 lojas em 90 países. No Brasil desde 1995, a marca francesa possui 38 lojas (entre unidades próprias e franquias), 4 Spas (localizados em São Paulo, Recife e Bahia), além de atender em mais de 150 pontos-de-venda em todo o território nacional. O portfólio da marca inclui cerca de 500 itens – entre cosméticos, sabonetes, fragrâncias, itens para roupas, produtos masculinos, aromas para ambiente, etc; divididos em diversas linhas: Verbena, Lavanda, Immortelle, Rosas, Uva, Oliva, Amêndoa, Linha Masculina, Mel, Aromacologia, Linha Facial, Karité, Chá Verde e Laranja. O Brasil é o quinto maior mercado mundial da marca.
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Você sabia?
 Os testes são realizados em seres humanos como parte de uma série de testes clínicos. Não são utilizados testes em animais. No caso de pele humana os testes utilizam a membrana de ovo como alternativa.

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