sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Tiffany


Um simples ato simbólico de desembrulhar a famosa caixinha azul com um laço branco, cobiçada por todas as mulheres de fino trato, não seria único se dentro desta não estivesse as exclusivas e luxuosas jóias da TIFFANY & CO., lendária joalheria imortalizada pela atriz Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. Uma característica marcante da TIFFANY & CO. é que suas peças são elegantes por si só. Seja no item mais barato, seja no mais caro, a matéria-prima é da mais alta qualidade. Suas preciosidades seduzem socialites, super modelos, atores e atrizes, e o eterno apaixonado à procura do anel de noivado mais cobiçado do mundo. Quem entra em uma loja da TIFFANY & CO. acaba se apaixonando.
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A história
O verdadeiro “conto de fadas” começou no dia 18 de setembro de 1837, quando os jovens Charles Lewis Tiffany e John B. Young, com apenas US$ 1 mil para investir em um bom negócio, fundaram a Tiffany & Young na cidade de Nova York, no número 259 da Broadway. O estabelecimento vendia produtos de papelaria e artigos de luxo para a casa e o escritório, fechando o caixa em seu primeiro dia com vendas de US$ 4.98. Uma das novidades da loja era a etiqueta com preço não negociável, uma política revolucionária para a época. Em 1845 foi lançado o primeiro catálogo da loja, o mesmo que até hoje é chamado de The Blue Book. Com o passar dos anos, foi sendo incorporada ao crescimento da cidade, fazendo parte dos momentos mais celebrados na vida de seus clientes. Presentes de aniversários, pratarias, anéis de noivados, listas de casamentos e até artigos para bebês podiam ser encomendados na loja. Charles Tiffany assumiu o controle total do negócio em 1853 e mudou o nome da loja para TIFFANY & CO. Mas o reconhecimento internacional chegou mesmo em 1867. Durante a Exposição Universal de Paris, a marca foi contemplada com o prêmio “Qualidade em Prata”, fato inédito para as casas americanas de design até então, o que a colocou em condições de igualdade com as tradicionais joalherias européias. O ramo de jóias e relógios só foi conquistado três anos depois, no início de 1870.
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O filho de Charles, Louis Comfort Tiffany, estabeleceu em 1902 o departamento de designer e manufatura de jóias conhecidos como Tiffany Art Jewerly. Um andar inteiro da joalheria foi dedicado à exibição desse departamento, que funcionava como uma espécie de laboratório de criação para o jovem designer. Ele chegou a ser chamado para re-decorar a Casa Branca, porém ficou mais conhecido por suas peças coloridas e esmaltadas, esculpidas em forma orgânica. Inspiradas na flora e fauna americana, elas refletiam o espírito do Art Nouveau. Em 1940, a TIFFANY & CO. mudou-se para o atual endereço: 727, 5ª Avenida, esquina com a rua 57. O elegante prédio art déco de cinco andares, desenhado pela firma Cross&Cross, é atualmente um ponto turístico de Manhattan. A entrada da loja é guardada por uma estátua de bronze mitológica do deus Atlas feita pelo artista H.F. Metzler, que está na TIFFANY & Co. desde 1850. Conforme diz a lenda, o relógio da estátua parou de funcionar uma única vez, às 7h22min, hora exata do falecimento do Presidente Lincoln, em 15 de abril de 1864. Sem dúvida, esta é apenas uma das inúmeras histórias que fazem da marca uma lenda viva. Na década de 1950, o designer Jean Schlumberger foi convidado para ser o desenhista exclusivo da marca, dando continuidade a um legado de designers de renome, assinando coleções autorais. Ele tornou-se o “queridinho” de mulheres notáveis como a editora de moda Diana Vreeland e da primeira-dama americana, Jackie Kennedy. De tanto aparecer publicamente, os braceletes de esmaltação paillonée, assinados por ele, ficaram conhecidos como Jackie’s Bracelets.
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Somente em 1963, inaugurou sua primeira loja fora da cidade de Nova York, em San Francisco, estado da Califórnia. E em 1972 inaugurou sua primeira loja internacional no Japão, iniciando a expansão internacional da marca. Dois anos depois, a designer italiana Elsa Peretti introduziu seu trabalho na TIFFANY & CO., mudando o curso do design das jóias, com desenhos de linhas leves, limpas e sensuais. Na época, a revista Newsweek publicou a seguinte nota: “Desde o Renascimento não se via algo tão diferente na maneira como as pessoas usam jóias”. A designer deu o toque de modernidade que faltava à marca, com peças de formas orgânicas feitas de prata e laca, além do tradicional ouro, platina e pérola. Suas peças, de forma anatômica, movimentam-se com o corpo.
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Nos anos 80, Jonh Loring, diretor criativo da marca nos dias de hoje, convidou sua amiga Paloma Picasso para trabalhar na empresa. A filha predileta do mestre Picassso rapidamente absorveu o espírito da marca, desenvolvendo uma linha que reflete o seu próprio estilo, reagindo ao fascínio da época pelo poder. Somente em 1986, ingressou no mercado Europeu com a inauguração de uma loja na cidade de Londres. No Brasil desembarcou em 2001 com a inauguração de uma loja no luxuoso shopping Iguatemi. Em outubro de 2003, mais uma loja foi aberta na cidade, dessa vez na rua Haddock Lobo. As duas lojas em São Paulo são os únicos pontos de venda da marca na América do Sul. Não é novidade que as jóias da marca americana TIFFANY & CO. exercem verdadeiro fascínio sobre as pessoas, principalmente as mulheres. Esse encanto permite que a empresa continue crescendo cada vez mais, independente do cenário econômico não muito animador. Os lucros da empresa não param de crescer. O segredo para resultados tão satisfatórios está nas estratégias de marketing; na expansão da marca nos mercados emergentes da Ásia e América; e no contínuo lançamento de produtos como um conjunto de saleiro e pimenteiro (confeccionados em prata de lei) desenvolvidos pela designer italiana Elsa Peretti que revelam todo a sofisticação da marca, buscando formas orgânicas e linhas fluidas; as pulseiras de laca feitas à base de uma madeira japonesa e urushi (verniz em japonês), disponíveis nas cores preta, laranja, vermelha e roxa, que podem ser usadas juntas, dando um colorido ao chique ao visual; ou os famosos berloques feitos em ouro branco ou amarelo, platina e diamantes, com ícones da marca como o coração, o atlas e até aquela caixinha azul que leva um lacinho escrito “Return to Tiffany”. Foi deste modo que a marca TIFFANY & CO. se transformou em sinônimo de bom gosto, glamour e elegância no mundo inteiro.
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A linha do tempo
1861

 Ganhou visibilidade ao confeccionar uma pulseira de ouro e pérola para o presidente Abrahan Lincoln presentear sua mulher Mary Todd.
1885
 A joalheira foi chamada para redesenhar o Grande Selo do Estados Unidos, estampado na nota do dólar.
1886
● Lançou o famoso Tiffany Setting, um anel de noivado com um diamante solitário preso por seis garras. Essas garras se levantam, deixando a pedra elevada no ar, fazendo com que fique mais visível e brilhante. Esse estilo de cravação, que persiste até hoje, foi registrado como “Cravação Tiffany”. Ele se tornou um grande sucesso de vendas e um dos produtos mais conhecidos da marca.
 Também neste ano, ocorreu um dos fatos que marcaram a história da TIFFANY & CO., quando em 28 de outubro, a joalheria desenhou e gravou os convites para a celebração de abertura da Estátua da Liberdade. Alguns produtos se tornariam célebres, como os convites de inauguração da Ponte do Brooklyn e do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, confeccionados no ateliê da TIFFANY com papel 100% algodão e extremo capricho.
1967
 Foi a responsável pela criação e confecção do famoso troféu do Super Bowl (final do futebol americano e evento esportivo mais importante do país).
1980
 Apresentou a primeira coleção de jóias assinadas por Paloma Picasso.
1999
 Lançou o LUCIDA, uma aliança solitária de brilhante, com um formato mais retangular e também com um tipo de cravação especial, semelhante ao do anel de noivado Tiffany Setting. Trata-se, digamos, de uma jóia um pouco mais contemporânea. A palavra “Lucida” significa a estrela que mais brilha na constelação.
2002
 Introduziu no mercado os relógios de pulso chamados Tiffany Mark.
2003
 Lançamento do perfume Pure Tiffany, uma espécie de versão líquida do brilho dos diamantes da marca.
2007
 Lançamento, em dezembro, de sua primeira coleção de óculos.
2008
 Anunciou uma parceria de dois anos com a tenista Maria Sharapova.A joalheria-lenda da 5ª Avenida vai "vestir" a melhor tenista do mundo com oito pares diferentes de brincos nos próximos oito eventos do Grand Slam, incluindo o French Open, Wimbledon, US Open e o Australian Open. Logo depois de cada evento, os modelos que a russa usou na quadra estarão disponíveis para venda nas lojas da TIFFANY do mundo inteiro. A coleção de brincos Tiffany for Maria Sharapova dará às clientes e fãs da marca o acesso fácil às jóias usadas pela três vezes vencedora do Grand Slam.
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Outras peças clássicas da marca incluem o chaveiro de prata de lei “Return to Tiffany”; relógios femininos e masculinos da renomada coleção Atlas em ouro 18k ou em prata de lei; a corrente entremeada por diamantes chamada Tiffany Diamonds by the Yard; e o balde de gelo Scroll feito em cristal.
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The Blue Box
Em 1837 foi adotado um dos ícones da economia norte-americana, a tradicional caixinha azul (conhecida como Blue Box), uma marca registrada da TIFFANY & CO. A cor azul (na verdade um azul esverdeado) foi registrada como marca, sendo utilizada em seus catálogos, sacolas, embalagens e material promocional. Com o passar do tempo a cor azul se tornou parte de identificação da marca. Batizado de “Tiffany blue”, ele garante que os embrulhos que envolvem os produtos da loja sejam reconhecidos a muitos metros de distância.
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Breaksfast at Tiffany
A história começou em 1950, quando o escritor Truman Capote, especialista em crônicas da sociedade nova-iorquina, lançou o livro “Breakfast at Tiffany’s” (Bonequinha de Luxo). Onze anos mais tarde, em 1961, Hollywood produziu o filme baseado no livro, convidando a estonteante atriz Audrey Hepburn, para o papel da irreverente Holly Golightly, uma garota de programa que sonha casar com um milionário, de cuja máxima ninguém esquece: “Nada de ruim pode acontecer a você na Tiffany”. A cena em que a atriz contempla a vitrine da TIFFANY & CO. enquanto seu príncipe encantado não vem, imortalizou a marca. O filme reforçou essa imagem da TIFFANY & CO. como símbolo de algo bonito, exclusivo, e também de um lugar muito agradável e gostoso de ir.
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Tiffany Diamond
Em 1877, a TIFFANY & CO. surpreendeu o mundo com um dos maiores e mais raros diamantes amarelos jamais vistos, encontrado nas minas de Kimberley, na África do Sul. Sob a direção de George Frederick Kunz, o primeiro geólogo a ser contratado pela joalheria, o diamante de 287 quilates foi cortado em 90 facetas, fato raro, uma vez que a maioria dos diamantes tem apenas 58, conferindo à pedra um inesquecível brilho de fogo. A intenção do artesão, que depois se tornou a filosofia da marca, era fazer o diamante atingir seu brilho máximo, não importando que com isso ele diminuísse de tamanho. Batizado de Tiffany Diamond tornou-se o símbolo da arte da joalheria em lapidação e corte de pedras. Foi a partir deste momento que a marca passou a ser considerada a Rainha dos Diamantes. Hoje em dia, o Tiffany Diamond, um dos mais fantásticos diamantes amarelos do mundo, está exposto no primeiro andar da loja na 5ª Avenida em Nova York.
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Dados corporativos
● Origem: 
Estados Unidos
● Fundação: 
18 de setembro de 1837
● Fundador: Charles Lewis Tiffany e John B. Young
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca: Tiffany and Company
● Capital aberto: 
Sim (1987)
● CEO: 
Michael J. Kowalski
● Presidente: 
James E. Quinn
● Faturamento: US$ 2.86 bilhões (2008)
● Lucro: US$ 220 milhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 3 bilhões (abril/2009)
● Valor da marca: 
US$ 4.2 bilhões (2008)
● Lojas: 206

● Presença global: 
46 países
● Presença no Brasil: Sim (2 lojas)
● Funcionários: 9
.000
● Segmento: Joalherias 
● Principais produtos: 
Jóias, relógios, perfumes, cristais e artigos de decoração
● Ícones: A caixinha azul
● Slogan: Some Style is Legendary
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● Website: 
www.tiffany.com
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca TIFFANY & CO. está avaliada em US$ 4.2 bilhões, ocupando a posição de número 80 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 676 no ranking da revista FORTUNE 500 (empresas de maior faturamento no mercado americano).
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A marca no mundo
A TIFFANY & CO., terceira maior joalheria do mundo, possui uma ampla linha de produtos que incluí, além das reluzentes jóias, pratarias, porcelanas chinesas, cristais, presentes finos, relógios e perfumes, vendidos em suas 206 lojas espalhadas pelo mundo. Cerca de 83% do faturamento de US$ 2.8 bilhões provém da venda de jóias. As jóias da designer italiana Elsa Peretti têm distribuição limitada à apenas algumas lojas TIFFANY & CO. do mundo, ainda assim, elas representam 15% do volume anual de vendas da joalheria.
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Você sabia?
 Foi Charles Tiffany que sugeriu o padrão 925/1000 de pureza para a prata de lei ao governo do Estados Unidos em 1870.
 Apenas no Brasil as vendas dos produtos TIFFANY & CO. são parceladas em até três vezes.

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