quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Finland

Finlândia Turística

MettaNatureza pura e tranquila. Bosques virgens e milhares lagos a reluzirem. Sol da meia-noite no Verão ou o crepúsculo azul do Inverno. A constante transformação das estações e a diversidade das paisagens torna a Finlândia um lugar fascinante para férias repousantes — numa atmosfera calma e com muito espaço. A Finlândia é um dos destinos mais seguros para viajar, e oferece muitas diversões às famílias que viajam com crianças. Aproveitando as vantagens dos cheques pré-comparados, a hotelaria de qualidade é bastante acessível.
LappiNa Finlândia, país moderno, o design e os acontecimentos culturais são atractivos a não esquecer. Os transportes e outros serviços públicos funcionam impecavelmente, deixando boas recordações a quem a visita.
HelsinkiEm pleno Verão, com temperaturas a rondar os 23 ºC, compreendendo os meses de Junho, Julho e Agosto. A temperatura da água dos lagos sobe acima dos 20 ºC e decresce a partir de meados de Agosto. O frio mais intenso situa-se aos meses de Janeiro e de Fevereiro, em que a neve costuma ser mais abundante. Os meses de Março e Abril têm já temperaturas mais suaves, e com mais sol e neve são óptimos para esqui.

Como chegar a Finlândia

A companhia aerea finlandesa, Finnair, começou no final de Março de 2007 voos directos entre Lisboa e Helsínquia. Operados três vezes ao semana, com partidas também de Porto e Faro.
FinlandiaDiversos outros voos diários ligam Lisboa e Porto a Helsínquia. As agências de viagem portuguesas têm uma vasta oferta de viagens em grupo com programas muito variados. Viajando de avião, ou aproveitando as excelentes ligações de ferry-boats de carros e passageiros entre a Suécia e a Finlândia, verificará que chegar à Finlândia é fácil.

A Finlândia é uma república independente desde 1917. O Presidente da República é o Chefe de Estado. O poder político é exercido pelo parlamento unicamaral, a Câmara dos Deputados, que conta com 200 membros. A região autónoma do arquipélago de Åland goza de uma situação especial, uma vez que foi declarada zona desmilitarizada ao abrigo da Lei Internacional. A Finlândia conta actualmente com uma população de um pouco mais de cinco milhões de habitantes. A capital da Finlândia é Helsínquia e a moeda é o Euro.
FinlândiaA Finlândia é justamente conhecida como um país de florestas, as quais, ocupam cerca de três quartos da superfície do país, que é de 338.000 quilómetros quadrados. Outras características da Finlândia, são os seus muitos milhares de lagos (cerca de 190 mil) e uma grande profusão de ilhas (quase 180 mil). Os lagos e os cursos de água cobrem dez por cento do território nacional. O principal arquipélago situa-se junto à costa sudoeste, enquanto que a principal região dos lagos, cujo núcleo é constituído pelo Lago Saimaa se situa no Leste do país.

Simbolos nacionais

Suomen lippuA bandeira da Finlândia foi oficializada, no ano 1918. O branco simboliza a neve e o azul, os lagos e o céu. A cruz é mais larga do que nas bandeiras sueca e dinamarquesa, ocupando 3/11 da altura e 3/18 do comprimento total. As instituições governamentais usam uma bandeira com o escudo de armas ao centro. A marinha e o Presidente da República têm variações próprias, mesmo com o escudo ao centro.
Suomen vaakunaO escudo de armas oficial O escudo de armas oficial da Finlândia tem raízes históricas, muito mais antigas do que a bandeira e a sua utilização remonta, há pelo menos 350 anos. O escudo foi um dos primeiros símbolos comuns para as províncias orientais da Reino (ou seja, para a futura Finlândia). O número das estrelas corresponde por mera coincidência, ao número de províncias "históricas" da Finlândia.
O Hino Nacional da Finlândia chama-se Maamme, O Nosso País. O Hino foi composto em 1848 e apresentado no mesmo ano, pela primeira vez pelos estudantes, no dia 13 de Maio, no dia da Flor. O compositor do Hino é Fredrik Pacius (1809-1891), a figura mais dinâmica da vida musical do seu tempo. A letra foi escrita pelo poeta nacional finlandês, Johan Ludvif Runeberg (1804-1877).

Geografia

Raija PöyhönenO Verão no seu melhor, a superfície espelhada de um lago. Rutajärvi, Kangasniemi. Fotografia: Raija Pöyhönen
A Finlândia situa-se no Norte da Europa a uma latitude entre os paralelos 60 e 70. Um quarto da sua superfície situa-se a Norte do Círculo Polar Árctico. Os países vizinhos são a Suécia a Oeste, a Noruega a Norte, a Rússia a Leste e a Estónia, na margem Sul do Golfo da Finlândia. Grande parte do país é uma planície pouco acidentada assente num leito de rocha coberto de florestas boreais, de onde sobressai um rendilhado de colinas revestidas de árvores rodeando vastas extensões de água. A paisagem da região Norte, a Lapónia finlandesa, é caracterizada pelos seus montes com uma forma arredondada.
LagosA Finlândia é, juntamente com a Islândia, o país mais setentrional do mundo. Mesmo que a Rússia, a Noruega e o Canadá se estendam um pouco mais para o norte, a distribuição geográfica e populacional dos mesmos países concentra-se mais para o sul, quando comparados com a Finlândia. Entre as capitais do hemisfério norte, só a capital da Islândia, Reykjavik, é que fica localizada mais a norte do que Helsínquia. Mesmo assim, a Islândia não tem extensão territorial ao norte do Círculo Polar Árctico.
A superfície finlandesa de 338.145 km2, é a quinta maior entre os países da União Europeia, sendo este país maior do que a Itália ou do que a Grã-Bretanha.
KallioA Finlândia é justamente conhecida como um país de florestas, as quais, ocupam cerca de três quartos da superfície do país, que é de 338.000 quilómetros quadrados. Outras características da Finlândia, são os seus muitos milhares de lagos (o número total é 187.888) e uma grande profusão de ilhas (quase 180 mil). Os lagos e os cursos de água cobrem dez por cento do território nacional. O principal arquipélago, Åland (Ahvenanmaa), situa-se junto à costa sudoeste, enquanto que a principal região dos lagos, cujo núcleo é constituído pelo Lago Saimaa se situa no Leste do país.

Os maiores lagos da Finlândia são:

(Ympäristö.fi)

1. Lago Saimaa, 1377 km2
2. Lago Päijänne, 1081 km2
3. Lago Inari, 1040 km2
4. Lago Pielinen, 894 km2
5. Oulujärvi, 887 km2

Saimaa - um lago fora de serie - Imagens -This is Finland

PäijänneOs maiores rios são:

1. Kemijoki-Kitinen, 552 km (Rovaniemi-Kemi)
2. Tenojoki, 344 km (Fronteira entre a Finlândia e a Suécia)
3. Iijoki, 330 km (Na zona Norte de Oulu)
4. Ounasjoki, 298 km (Rovaniemi)
5. Muonionjoki, 230 km (Fronteira entre a Finlândia e a Suécia)

As ilhas maiores são:

1. Sääminginsalo, 1.069 km2 no Lago de Saimaa
2. Ilha principal de Åland, 685 km2
3. Kemiö, 524 km2, próxima da cidade de Hanko
4. Hailuoto, 195 km2, próxima de cidade de Oulu

A ilha de Soisalo, situada perto da cidade de Varkaus, é frequentemente intitulada como a maior ilha da Finlândia ( 1.638 m²). A área de Soisalo no entanto não pode ser considerada como uma ilha, dado que o nível das águas circundantes não estão ao mesmo nível, devido às variações de altura entre as várias partes da área, que chegam a atingir os 6 metros.

OunastunturiOs pontos mais altos do país situam-se na Lapónia:

1. Haltitunturi, 1.328 m
2. Saanatunturi, 1.029 m
3. Ropi, 945 m
4. Pallastunturi, 807 m
5. Ounastunturi, 723 m

O Clima

Raija PöyhönenO Outono de 2005 foi excepcionalmente ameno dado que, no dia 17 de Outubro, as rosas se encontravam ainda em flor, em Mustikkamaa, Helsínquia. Fotografia: Raija Pöyhönen
O clima é caracterizado por Invernos frios e Verões quentes, mas as temperaturas no Inverno são moderadas pela influência do Mar Báltico e dos ventos de Oeste que sopram do Atlântico, aquecido pela Corrente do Golfo. A temperatura média anual na capital, Helsínquia, é de 5,3 C. No Verão, a temperatura diurna mais alta no sul da Finlândia chega a atingir os 30 C. Durante os meses de Inverno, especialmente em Janeiro e em Fevereiro, as temperaturas de 20 graus negativos não são raras.
EnsilumiNo Norte, para além do Círculo Polar Árctico, não há pôr-do-sol durante 73 dias no Verão, fenómeno que dá origem ao sol da meia-noite. Nesta mesma região, durante a escuridão do Inverno, o sol permanece abaixo da linha do horizonte durante 51 dias, o que dá origem ao fenómeno da noite polar a que os finlandeses chamam, na sua língua, "kaamos".

A Natureza da Finlândia

Árvores e água são os aspectos mais evidentes das paisagens naturais da Finlândia. As florestas cobrem mais de dois terços da terra e os lagos e rios representam quase mais um décimo. Mas o que dá ao cenário finlandês o seu charme particular é a acção combinada destes dois elementos.
A Finlândia alberga um total de cerca de 42.000 espécies de plantas, animais e fungos. Os insectos são o maior grupo, com uma estimativa de 20.000 espécies. Residem no país sessenta e cinco espécies de mamíferos. Espécies importantes em termos de conservação europeia incluem o esquilo voador, que não se encontra em nenhum outro país da UE, e os quatro maiores predadores do continente europeu: o urso castanho, o lobo, o glutão e o lince.
LiskopostimerkkiOs direitos tradicionais da Finlândia de acesso comum, conhecidos como direitos de cada um, "jokamiehen oikeus", dão uma base legal a esta exploração livre dos frutos da natureza. Todas as pessoas da Finlândia têm o direito livre de vaguear pelas florestas a apanhar bagas selvagens e cogumelos, independentemente de quem é o dono da terra. Para ler mais sobre o artigo "A Natureza da Finlândia"

Os símbolos nacionais da natureza

O povo finlandês elegeu, por meio de voto, seis «símbolos da natureza» representativos da Finlândia: o urso, o cisne, a perca, a bétula, o lírio-dos-vales e o granito.
Tero PajukallioExceptuando talvez o lírio-dos-vales, todos os símbolos carregam fortes conotações de tradição popular, que nos fazem recuar aos tempos mais antigos. No entanto, estes símbolos foram escolhidos oficialmente só nas décadas de 1980 e 90, não podendo nós, portanto, afirmar que se baseiam numa tradição genuína. O objectivo da escolha destes símbolos foi o de chamar a atenção dos finlandeses e promover a estima pela natureza e pela vida selvagem do seu território. Até ao presente, foi o cisne que assumiu um valor simbólico mais forte, enquanto a bétula e o lírio são usados como motivos de decoração em ocasiões festivas. A perca não assumiu um valor simbólico particularmente significativo; o granito é usado tradicionalmente na construção e na escultura. Para ler mais sobre o artigo "Os simbolos nacionais da Finlândia".

A Protecção Ambiental na Finlândia

Raija PöyhönenDesde há longos anos que na Finlândia se trabalha com determinação para proteger o ambiente e para promover um desenvolvimento sustentável. Os objectivos actuais desse trabalho estão cristalizados no Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável aprovado em 1998, que foi um dos primeiros no seu género no mundo inteiro, e no qual se atribui a responsabilidade da protecção ambiental a um vasto grupo de actores. As metas desse programa são, entre outras, travar as mudanças climáticas, tornar os padrões de produção e de consumo menos agressivos para o ambiente, e manter a biodiversidade. A execução do programa é monitorizada através de indicadores. Para ler mais o artigo "A Protecção Ambiental na Finlândia"

Línguas

Raija PöyhönenAs línguas oficiais da Finlândia são o finlandês e o sueco. Fotografia: Raija Pöyhönen
A língua finlandesa faz parte do grupo linguístico fino-úgrico, ou ugro-finês, um ramo do qual é constituído pelo finlandês, pelo estoniano e outras línguas menos faladas, enquanto o outro ramo é constituído pelo húngaro, a língua mais falada do grupo ugro-finês. As línguas oficiais do país são o finlandês e o sueco. Esta última é a língua materna de 6% da população. Outra língua minoritária é o lapão. A posição oficial da língua sueca tem raízes históricas que assentam no período durante o qual o território finlandês fez parte do Reino da Suécia, do século XIII até 1809.
O finlandês é uma língua sonora, ao estilo do italiano. Tem oito vogais, que muitas vezes aparecem prolongadas ou formando ditongos. Muitas palavras internacionais, parecidas na maioria dos idiomas, possuem em finlandês uma terminologia etimologicamente nacional: "telefone" é "puhelin", "computador" diz-se "tietokone", "servidor", "palvelin" e "disquete" é "levyke".
É um idioma expressivo, rico em derivativos, declinações e conjugações. Há quinze casos para os substantivos e adjectivos. "Água" por exemplo, diz-se "vesi", mas o peixe "na água", será "vedessä", quem desce "para a água" pela acção de tomar banho, será "veteen" e quem bebe "água" será "vettä".

Raija PöyhönenDuas línguas. Fotografia: Raija Pöyhönen
O nome da Finlândia, em finlandês é "Suomi". Na época medieval o nome denominava só uma província no sudoeste do país, hoje denominada "Finlândia própria" (Varsinais-Suomi) ou "Região de Turku". "Finland" foi o nome usado pelos suecos, e a partir da língua sueca foi introduzido em latim e na maioria dos demais idiomas. O nome "Suomi", que se suspeita ter tido uma origem pré-histórica, apareceu na forma escrita, pela primeira vez em 1211. Derivados do "suomi" estão a ser usados pelos idiomas finicos, mais aproximados e pelas línguas bálticas (Látvia e Lituânia). O sentido original do nome não é conhecido. Portanto uma teoria sugere que o "Suomi", possivelmente teve origem numa palavra que significaria país "pantanoso".
Outras minorias linguísticas são os sames (lapões) e os ciganos. Há acerca de 4.500 Sami, dos quais 90%, habitam no Norte, na Lapónia, enquanto que os 5.500 ciganos, vivem principalmente no sul do país. O número de cidadãos estrangeiros a residir na Finlândia foi de, aproximadamente, 99.000 em 2001. Os maiores grupos vieram dos países vizinhos, isto é, da Rússia, Estónia e Suécia.

A gastronomia da Finlândia


  • Os alimentos de base
    StudioFotoniOyA alimentação finlandesa combina a cozinha tradicional das classes altas com a cozinha de estilo continental moderno. Foram adoptadas especiarias oriundas quer do oriente, quer do Ocidente. A cozinha finlandesa agrada à vista e ao gosto e tem algo de especial para cada mês do ano.
O ponto alto da gastronomia estival é com o início da época do lagostim a 21 de Julho.
Os finlandeses apreciam comida sofisticada, mas consomem-na com moderação. Delícias gastronómicas e hábitos saudáveis andam de mãos dadas. Espera-se que o novo milénio traga uma aceitação renovada do epicurismo, em busca de experiências gastronómicas.
Juntamente com a nova forma de pensar, a comida tradicional tais como as salsichas ainda são populares. Mas as salsichas entretanto mudaram: estão mais carnudas e mais saborosas do que nunca. A gordura animal nas salsichas é muitas vezes substituída por gorduras vegetais, e enriquecidas com ingredientes mais saudáveis com efeitos benéficos para a saúde. Um desses aditivos é a farinha da casca de pinheiro, produzida no âmbito de um projecto apoiado pela UE.
O triunfo dos ingredientes funcionais e saudáveis prevalece. O mais finlandês de todos é o centeio, que foi cientificamente comprovado que melhora o bem-estar. Descobriu-se que de facto os finlandeses sempre tiveram uma alimentação saudável, graças, em parte, aos produtos integrais (centeio, cevada, aveia). Os finlandeses, e em particular jovens adultos, estão conscientes da importância de uma vida saudável. As autoridades de saúde finlandesas salientam, há já muitos anos, a importância de uma alimentação saudável para o bem-estar geral. Foi concluído, há alguns anos, o projecto da Carélia do Norte, que estudou as causas da hipertensão e de doenças cardíacas fatais na região, o qual trouxe uma mudança no consumo de sal e de gorduras animais. A indústria alimentar também participou no projecto diminuindo os níveis de sal e de gordura usados no pão, salsichas e outros alimentos. Os hábitos alimentares e hábitos de saúde tornaram-se mais saudáveis. O número de mortes por acidentes cardiovasculares diminuiu e a saúde geral da população tem melhorado em muitos aspectos devido a uma alimentação mais leve.
Nos últimos anos, com o fluxo de informação, marketing, turismo e novas ideias sobre alimentação saudável, os símbolos culinários da Finlândia mudaram. Os finlandeses preferem uma alimentação leve e saudável; sendo muito cuidadosos com o que comem. O seu lema é "comer bem, sentir-se bem." Para além dos pratos tradicionais, também comem "comida do mundo". Os consumidores são "omnívoros": gostam de confeccionar tudo desde o princípio, podendo ocasionalmente recorrer a comida já confeccionada. Baixa concentração de sódio e de gordura são qualidades consideradas por muitos tão importantes quanto o sabor. A procura de alimentos finlandeses de origem biológica está em crescimento.

Comida leve e cuidadosamente seleccionada

As horas de refeições têm mudado com os tempos. As famílias finlandesas têm muitos outros interesses, para além da televisão. Já que os seus passatempos reduzem o tempo que passam juntos à tarde e à noite, o pequeno-almoço tornou-se a refeição principal das famílias modernas.
É uma refeição completa para os finlandeses, as papas de aveia são muito apreciadas, e muitas famílias preferem muesli, farelo, cereais, iogurte e leite. O pão é obrigatório, e cada vez mais há uma maior variedade de pão integral. As margarinas magras são uma séria alternativa à manteiga. Muitas famílias trocaram o café, ligeiramente torrado à maneira finlandesa, por café mais torrado, muitas das vezes bebendo-o com leite. A Finlândia é, estatisticamente, o líder mundial no consumo de café, mas o chá está a ganhar terreno e, naturalmente a dose diária de vitamina C é fornecida através de sumos, fruta, vegetais e todo o tipo de bagas.
As refeições nas cantinas das instituições educacionais e dos locais de trabalho incluem cada vez mais legumes. São desenvolvidos esforços, quer nas escolas, quer nos lares das famílias, no sentido de serem seguidas as recomendações dos nutricionistas, com especial destaque para as leguminosas, batatas e vegetais. A maioria das pessoas que leva o seu almoço, ou que compra uma refeição rápida, completa-a com saladas, legumes e frutos.
Para além da água, muitos continuam a beber leite, leite gordo ou cerveja para acompanhar as refeições, ao mesmo tempo que a pequena mas crescente comunidade de apreciadores de vinho têm descoberto, para seu alívio, de que um copo ou dois de vinho tinto ou branco, mesmo diariamente, não é prejudicial.

Especialidades regionais

Studio Fotoni OyPastéis da Carélia - Karjalanpiirakat Fotografia: Studio Fotoni Oy
Os supermercados e muitos mercados, ao ar livre ou cobertos, dão uma imagem autêntica do que se come na Finlândia. Lojas com preocupação pela qualidade podem ser encontradas nestes mercados que existem em quase todas as cidades e vilas da Finlândia. O mercado funciona como uma atracção local e mostra-se com orgulho aos amigos e visitantes. Muitos chefes de estado já experimentaram arenque fumado do Báltico (savusilakka) saído directamente do barco de um pescador atracado no cais da praça do mercado de Helsínquia, ou já beberam o café matinal com um donut, ou um pastel de carne (lihapasteija) frito numa banca do mercado.
A Pastelaria local ou mesmo sazonal abunda nestes mercados. Em Tampere, é obrigatório provar a morcela preta (mustamakkara)com molho de arando vermelho, e no mercado de Turku as salsichas de “passas” ou salsichas de “cebola”.
A especialidade de Outono no mercado de Pori é a lampreia grelhada (nahkiainen), e tanto Pieksämäki como Oulu têm as suas próprias versões de pão tipo pita (rieska).
A Carélia do Norte é o berço dos pastéis da Carélia (karjalanpiirakka). Apesar de serem consumidos por toda a Finlândia, a versão Joensuu, barrada com manteiga pura, é um artigo genuíno. Recheados com arroz, com uma fina crosta de centeio, e moldados em forma de “um mocassim”, tal como um turista de visita uma vez os descreveu.
Studio Fotoni OyTarte de peixe - Kalakukko Fotografia: Studio Fotoni Oy
As empadas e pastéis de peixe vieram da Rússia para a Finlândia. A empada de peixe kalakukko é uma iguaria famosa da província de Savo. No mercado de Kuopio há bancas móveis onde se vendem estes pastéis redondos em forma de pão recheados com peixe e carne gorda de porco. Recheio de peixes, percas ou truta salmonada e porco são embrulhadas em massa de centeio. Cozinhado lentamente em lume brando, o peixe fica macio como sardinha e o recheio delicioso e sumarento.

Pratos lapões

Paliskuntain yhdistys, Erkki VieroFotografia: Paliskuntain yhdistys, Erkki Viero
A Lapónia exerce uma grande influência na cozinha finlandesa. Os pratos lapões são exóticos até para os habitantes do sul da Finlândia quando visitam a Lapónia para fazer passeios pedestreses ou esqui, mas não há nada que possa impedir os habitantes do sul de apreciar o prato mais popular da Lapónia: guisado de carne de rena (poronkäristys), mesmo em dias de semana; há sempre um bom motivo para se fazer um puré de batata, sempre popular entre os finlandeses.
Salmão, rena ou faisão, seguido de amora árctica (lakka) como sobremesa, são o ponto alto do menu lapão para ocasiões especiais.
---------
A Martta Organisation é uma organismo, nacional e independente, para o aconselhamento em assuntos relacionados com a economia familiar. Conta com 60.000 membros individuais e 1.700 membros colectivos, que abrangem tanto as zonas rurais como urbanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário