quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Hermès

Seus lenços são estampados com cavalos, escudos reais e índios. Suas bolsas e acessórios são escandalosamente laranjas em formatos estranhos. Seriam peças cafonas se não fossem assinadas pelo bom gosto da marca francesa HERMÉS, sinônimo mundial de sofisticação em artigos de luxo com suas peças elegantes. A marca se especializou em vender sonhos, em traduzir, através de seus produtos, sua filosofia de trabalho e sua forma de enxergar o mundo, como diz a frase “os melhores presentes vem numa caixa laranja”.
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A história
A tradicional e chique marca francesa HERMÉS, que ficou conhecida mundialmente pela cor laranja, começou sua história em 1837, quando um seleiro, Thierry Hermès, abriu uma loja em Paris onde vendia acessórios em couro como baús para carruagens, selas, rédias, estribos, malas, cintos com porta-moeda, botas e luvas (longas e curtas). A oficina foi chamada inciialmente de Caléche, que depois daria nome a um dos mais conhecidos perfumes da grife. Uma das novidades da década de 20 foi o lançamento, em 1923, das bolsas com zíper, uma grande novidade para época. Ainda nesta década, seu neto, Émile-Maurice, começou a desenhar roupas feitas de couro de veado. Isto culminou com o lançamento da primeira coleção feminina no ano de 1929. O principal negócio da empresa era a produção artesanal de peças de couro, apesar de ter-se tornado famosa por dois produtos: lenços de cabeça com motivos eqüestres e a bolsa de couro em forma de trapézio chamada “Kelly”. Esta bolsa deve a Grace Kelly a fama internacional. A bolsa de couro Grace Kelly foi criada em 1935 e tinha um formato que lembrava um trapézio e a alça curta. O nome, adotado oficialmente em 1956, foi uma homenagem da marca à princesa de Mônaco porque ela jamais se separava da sua bolsa da HERMÉS, principalmente em suas freqüentes aparições na cultuada revista Life.
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Em 1940, quando a Segunda Guerra Mundial fez sumir o estoque do fornecedor, a embalagem de cor bege utilizada pela grife, precisou ser trocada pela única cor disponível: o laranja. Era o início do surgimento de um símbolo da marca. Quando Émile-Maurice morreu em 1951, seu genro Robert Dumas assumiu o comando da marca. Ele foi o responsável pela introdução das gravatas, malas de viagens, toalhas de praia e perfumes da marca no mercado. A tradição de criar objetos para a casa vem desde a origem da marca, em 1837. No início, eram produzidas apenas pequenas peças: cinzeiros, toalha. Em 1974, surge o departamento Maison, na loja de Faubourg, em Paris, com a venda dos primeiros conjuntos de toalhas impressas, conhecidas como Léopards. Atualmente, o departamento de lifestyle do grupo desenvolve coleções de mobiliário para escritório, mesa e tapeçarias. Depois de uma passagem gloriosa do designer belga Martin Margiela, a HERMÉS contratou em 2003 o renomado Jean-Paul Gaultier para assumir o posto de estilista da grife.
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A chave do sucesso da grife sempre foi à elegância e a sobriedade em suas coleções. HERMÉS não é uma marca que segue qualquer estilo. Na verdade, dita tendências, faz estilo. Sua união entre tradição é inovação, entre tecnologia e talento, é o segredo que confere tamanho frescor a uma marca nascida no século 18. Atualmente, a quinta geração da família está no comando da empresa, o atual presidente, Jean-Louis Dumas, é tataraneto do fundador.
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A linha do tempo
1923
Lançamento da bolsa Boldie, primeiro modelo a ter zíper como fecho.
1930
Lançamento da bolsa Plume, com seu retângulo clássico carregado por Catherine Deneuve.
1951
Lançamento do primeiro perfume da marca chamado Eau d’Hermes.
1958
Lançamento da bolsa Trim, feita de lona com bordas de couro, uma das preferidas de Jack Kennedy.
1961
Lançamento do perfume Caléche, um dos mais famosos da história, que possuía uma flagrância deliciosa, suave e refrescante, resultado de uma combinação de essências de néroli, bergamota, limão, lírio-do-vale, sândalo e vetiver.
1969
Lançamento da bolsa Constance, modelo a tiracolo com fecho em forma de H na Ferragem.
1970
Lançamento da coleção de sapatos masculinos e femininos.
1984
Lançamento da bolsa Birkin, uma criação conjunta da cantora Jane Birkin e do presidente da empresa Jean-Louis Dumas. Geralmente o preço desta bolsa, um dos maiores sucessos até os dias de hoje, começam em US$ 6.000 e podem alcançar facilmente 5 dígitos.
2005
Lançamento do comércio on-line para a venda de seus produtos sofisticados. Os produtos somente são entregues na França, Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha.
2007
Foi responsável pela criação do helicóptero mais sofisticado do mercado. Tendo como base o elegante modelo EC135 da Eurocopter, o interior do veículo aéreo da grife francesa foi concebido pelo designer italiano Gabriele Pezzini, seguindo a tradição de luxo e sobriedade da marca até o último detalhe. Equipado com bancos forrados de pele, frigobar e oferecendo um grande conforto, o helicóptero se torna o transporte ideal para viagens aéreas de pequena e média distância. Tendo a produção limitada a seis unidades anuais, o EC135 HERMÉS poderá ser personalizado pelo cliente, não só na cor do exterior, como igualmente nos materiais utilizados na cabine.
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O símbolo
O primeiro lenço de seda HREMÉS, inspirado nos modelos usados pelos cavaleiros, foi lançado em 1928 e rapidamente se tornou objeto de desejo de milhares de mulheres que o ostentavam como um sinal de classe e poder. Para a promoção desta peça de 90 centímetros e pintada à mão, muito contribuíram nomes famosos como a rainha Isabel II da Inglaterra, Grace Kelly, Audrey Hepburn, Catherine Deneuve, Jacqueline Bouvier Onassis e mais recentemente Sharon Stone, Sarah Jessica Parker, Hillary Clinton, Elle Macpherson e a cantora Madonna. Desenhados por artistas conhecidos, os lenços seguem um longo processo de fabricação, que pode chegar a 30 meses, e necessitam em média de 24 cores diferentes (são vários modelos, longos, triangulares e quadrados, e o mais famoso é o carré Hermes, de 90×90 cm). Um luxo tipicamente francês. O sucesso destes lenços não se mede apenas por quem os usa mas também pelo número de pessoas que os compram: a cada 25 segundos é vendido um novo exemplar algures no mundo. Por ano são lançadas duas coleções contendo 12 lenços que custam em média US$ 325.
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A produção
Cada produto HERMÉS é exclusivo. Ainda hoje, mais de 165 anos depois de sua fundação, a empresa continua trabalhando com o mesmo padrão de qualidade e sempre primando pelo trabalho artesanal, pela exclusividade dos produtos e pelo valor agregado em cada peça. A marca se orgulha de ser uma empresa moderna, atual, mas que nunca deixou perder sua identidade e sua preocupação em elaborar produtos que sejam fruto do talento humano, muito mais que da tecnologia. Diariamente, cada um dos 620 artesões que trabalham nas 33 fábricas do grupo se dedica a produção de uma única peça, do começo ao fim do processo. A HÉRMES definitivamente não foi afetada pelas idéias do americano Henry Ford, que criou a linha de montagem. Cada artefato que sai dos ateliês da marca é assinado pelo profissional que o fez, permitindo rastrear com precisão eventuais defeitos de cada peça. A produção escassa é o que garante a HÉRMES uma aura de exclusividade. Essa situação é mais evidente no segmento de bolsas, o produto de maior sucesso da empresa. Para ter acesso a alguns dos modelos Birkin ou Kelly, os mais cobiçados do planeta, é preciso esperar dois anos e pagar cerca de R$ 20.000. Apesar de relativamente pequena, a HÉRMES tem conseguido se destacar em meio a um universo dominado por poderosos e gigantescos conglomerados de luxo. Para garantir este status, os proprietários da empresa matém uma intransigência quase visceral em relação aos padrões exigidos para as matérias-primas empregadas na confecção de seus artigos.
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No início de 2007, os diretores da empresa dispensaram um lote inteiro de pele de crocodilo simplesmente poque a tonalidade apresentada pelo couro do animal, levemente amarelada, não condizia com a cor esperada pela empresa. As clientes que estavam na fila à espera de uma bolsa feita com o material, uma das mais caras da grife francesa, estimada em R$ 80.000, tiveram que se conformar com um novo prazo de entrega, daqui a dois anos. Apesar deste incidente, não houve desistência nos pedidos. Por isso, hoje em dia, existem filas de espera quilométricas para alguns desses produtos, com destaque para os acessórios de equitação e as bolsas Kelly e Birkin. Recentemente a HERMÉS anunciou que irá investir na criação de crocodilos para extrair o couro e assim confeccionar boa parte de seus produtos. Além das famosas bolsas da grife, existem outros produtos que levam o nobre - e caro - material. Um deles é o relógio de mesa recém-lançado.
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Uma bolsa HERMÉS que precise de conserto será reparada pelo mesmo artesão que a confeccionou. Da mesma forma, os perfumes são pensados, elaborados e produzidos como verdadeiros poemas. São criados a partir da inspiração do perfumista Jean Claude Ellena e de seu talento para transformar, como ninguém, mensagens em aromas. São viagens de sensações e de alma.
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Os slogans
Mediterranean harvest. (2003)
It's all in the gesture. (2002)
Encounters with the earth's beauty. (2001)
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Dados corporativos
● Origem:
França
● Fundação:
1837
● Fundador:
Thierry Hermès
● Sede mundial:
Paris, França
● Proprietário da marca: Hermés International
● Capital aberto:
Sim (1993)
● Presidente:
Jean-Louis Dumas
● CEO:
Patrick Thomas
● Estilista:
Jean-Paul Gaultier
● Faturamento:
€1.76 bilhões (2008)
● Lucro: €290.2 milhões (2008)
● Valor de mercado:
€10.6 bilhões (agosto/2009)
● Valor da marca: US$ 4.57 bilhões (2008)
● Lojas:
283
● Presença global: + 60 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários: 7.500
● Segmento:
Roupas e acessórios
● Principais produtos:
Artigos em couro, roupas, acessórios, bolsas, gravatas, perfumes
● Ícones: A cor laranja e seus lenços de seda
● Slogan: The best gifts come inside the orange box!
● Website:
www.hermes.com
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca HERMÉS está avaliada em US$ 4.57 bilhões, ocupando a posição de número 76 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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A marca no mundo
A marca está presente em mais de 60 países com 283 lojas próprias (+ 39 espaços em outras lojas - chamadas Store In Store) que vendem artigos de couro, perfumes, bolsas, lenços, roupas, jóias, relógios, gravatas, sapatos, entre outros produtos. O Japão representa o maior mercado para a marca que fatura €1.76 bilhões anualmente. Atualmente a marca possui oito linhas de produtos, que incluem a moda feminina criada por Jean Paul Gautier, a moda masculina criada por Véronique Nichanian, a linha de sapatos femininos e jóias, ambas criadas por Pierre Hardy.
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Você sabia?
Os produtos em couro representam 30% do faturamento da marca e as roupas 15%.
Desde sua inauguração a grife francesa nunca fechou uma loja no mundo inteiro.

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