sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Lavanda - En Provence

Lavanda

Através de milênios esta flor azul é "a alma da Provença". Era usada para perfumar o banho e as roupas depois de lavadas. O seu nome deriva da palavra latim 'Lavare' que significa lavar. Esta pequena flor azul é bem conhecida há séculos pelo seu perfume único.

A denominação de origem controlada (A.O.C)
Entre as diferentes espécies de lavanda que crescem na Proveça, podemos encontrar a Lavanda Fina que produz o melhor óleo essencial, esta é a lavanda imortalizada pelos criadores de perfumes de Grasse e a escolhida pela L'Occitane. 
Os produtores deste óleo essencial da Provence, obtiveram a denominação de origem controlada (A.O.C. em francês, que garante a qualidade deste ingrediente feito das suas flores cultivadas a mais de 800 metros de altitude). Cada ano, a L'Occitane celebra a colheita da lavanda.
No Verão, campos de lavanda extendem-se pela Provence e enchem o ar com o seu perfume de lavanda selvagem. O momento de colher o que a Natureza oferece chega, as jovens apanham as flores, fazem pequenos ramos e os os colocam em cestos. Depois, seguindo a tradição, a colheita é destilada em destiladores a vapor. Após a destilação, nasce o óleo essencial de lavanda.
A lavanda é reconhecida pelas suas propriedades purificantes, relaxantes e antisépticas. A Colheita da Lavanda oferece uma linha de cuidados para banho e casa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário